Top

Modelos criam programa para combater abusos sexuais na indústria fashion

No Copenhagen Fashion Summit, evento de moda que aconteceu nesta semana na Dinamarca, 100 modelos anunciaram a fundação de um programa para combater abusos sexuais na indústria fashion.

Liderado pela fundadora do grupo Model Alliance, Sara Ziff, o Respect, como foi batizado o coletivo, pede para que marcas, agências de modelo e veículos de mídia criem um contrato para proteger o direito das modelos. Com um acordo legal, as profissionais podem prestar queixas em um processo confidencial, de forma a protegê-las de retaliações futuras.

Grandes nomes como Karen Elson, Doutzen Kroes, Teddy Quinlivan, Milla Jovovich e Edie Campbell assinaram uma carta aberta pedindo para que agências, estilistas e editores se comprometam com a causa, “em compromisso com uma mudança real”.

“O programa estabelece um processo justo para que queixas sejam feitas. Ele oferece um treinamento compreensivo e educação para modelos e participantes da indústria”, explicou Sara Ziff em entrevista para o site WWD. “Os únicos que não se beneficiam com isso são os abusadores”.

A medida vem em um momento em que fotógrafos reconhecidos mundialmente, como Mario Testino e Bruce Weber,  enfrentam acusações de assédio sexual. Em contrapartida, em fevereiro o Model Alliance, em parceria com o Council of Fashion Designers of America, exigiu a criação de áreas privadas para que modelos se troquem durante a Semana de Moda de Nova York. 

Mais de Moda