Top

Entenda como esta camisa pode valer R$ 2,4 milhões

Você acha os valores associados às grifes de alta-costura muito elevados? Uma camisa em vias de ser leiloada pela Sotheby’s no Reino Unido deve fazer rever seus conceitos. A expectativa é que a peça seja vendida por pelo menos 500 mil libras – pouco mais de R$ 2,4 milhões.

Pelo menos dois pontos ajudam a compreender o valor altíssimo da roupa: 1) ela data de pelo menos 1000 anos atrás; 2) pertenceu a um membro da corte do Império Sogdiano, reino que desapareceu no século 10 no território onde hoje estão localizados o Tajiquistão e o Uzbequistão.

A camisa, segundo a Sotheby’s, está em ótimas condições, mas seu histórico indica que ela deve ter sido usada em alguns momentos devido a certos desgates na região das axilas e da cintura.

A cor dourada e os adornos com os patos vestidos com echarpes e colares de pérolas apontam que o dono original usava a peça para expressar poder e sua posição dentro do Império, que recebia viajantes e comerciantes cruzando a antiga Rota da Seda.

“Uma peça assim, nessas condições, é indescritivelmente rara”, revelou Benedict Carter, chefe de leilões do departamento para o Oriente Médio da Sotheby’s.

O leilão da camisa, que estava no acervo particular de um colecionador francês, será feito no dia 25 de abril, em Londres.

 

Mais de Moda