Top

Por campanha, mulheres vestem (literalmente) todo o lixo produzido durante o mês

Marita Peters e Mariska Nell tiveram uma ideia inusitada – para dizer o mínimo – para conscientizar as pessoas da quantidade de lixo que elas produzem. Durante um mês, a dupla, que vive em Dubai, vai vestir (literalmente) todo os detritos descartáveis que irá gerar durante o período.

O desafio auto-imposto começou no dia 22 de março, data que marca a Hora do Planeta, ato global de relativo ao aquecimento global, e segue até o dia 24 de abril, quando é celebrado o Dia da Terra, quando diversas organizações ao redor do mundo promovem projetos de conscientização ambiental.

As duas mulheres caminham pelas ruas de Dubai trajando uma roupa capaz de armazenar os objetos que seriam jogados no lixo por elas ao longo dos dias.  Além disso, ambas frequentam espaços sociais como cinemas, praças e até mesmo festas com peça criada para a situação.

Contudo, há um contraste entre as duas: enquanto no 18° dia do desafio Marita, mais ligada a questões ambientais, carregava apenas 2 quilos de lixo consigo (ela evita produtos descartáveis e embalagens no geral), Mariska sofria para caminhar com 35 quilos de detritos que fazem parte de sua vestimenta – o peso total é equivalente à média de lixo gerado por uma pessoa normal diariamente.

“Queríamos que as pessoas nos notassem, fizessem perguntas e reflitam sobre a mudança de seus hábitos”, disse Marita em entrevista a um jornal local. A dupla tem sido convidada para aparecer em escolas para palestras e também para encontros com oficiais locais.

 

 

Mais de Moda