Top

Kate Middleton vê na moda uma forma de unir antigas colonias britânicas

Na noite desta segunda-feira (19), a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, recebeu no Palácio de Buckingham estilistas dos 53 países da Commonwealth of Nations, comunidade formada em sua grande maioria por antigas colônias britânicas, para exibir suas confecções sustentáveis e que traduzem a “Commonwealth moderna”.

Ela e a condessa de Wessex, Sofia Helena, inauguraram há algumas semanas a Commonwealth Fashion Exchange, um conselho que pretende usar a moda para estabelecer uma linguagem única entre os países e, ao mesmo tempo, incentivar a produção criativa de seus artistas.

As duas foram anfitriãs do evento, que aconteceu em meio à Semana de Moda de Londres e recebeu personalidades como a princesa Beatrice e Anna Wintour para prestigiar os estilistas.

Além de valorizar o trabalho dos artistas de países como Namíbia, Serra Leoa e Ruanda, a Commonwealth Fashion Exchange preza pela moda eco-friendly. Todas as peças exibidas no Palácio de Buckingham usavam materiais sustentáveis, assim como os próprios manequins – biodegradáveis, confeccionados com um derivado da cana-de-açúcar.

A flor branca, que aparece pelo menos uma vez em todas as composições da mostra, é o símbolo da Commonwealth Fashion Exchange. Os estilistas usaram mais de 4 mil unidades da peça – cada uma delas leva meia hora para ser confeccionada à mão por artesãos.

Na próxima quinta-feira (22), as peças deixam o palácio e seguem para a Casa da Austrália em Londres, onde serão exibidas ao público por tempo indeterminado.

A Rainha Elizabeth II é chefe da Commonwealth e, todo ano, recebe seus 53 líderes. A exibição desta segunda-feira foi a primeiro de uma série de eventos que devem acontecer até abril – quando os chefes de estado chegam a Londres – para celebrar a união dos países da comunidade.

Mais de Moda