Top

Back To The Future: como seria a moda 30 anos antes e depois da viagem de Marty McFly

Por Carol De Barba

Há exatos 30 anos, Marty McFly desembarcava em 2015 – bem neste dia 21 de outubro. Ao chegar no futuro, deu de cara com um mundo de tênis com cadarços que amarram sozinhos, tecidos auto-secantes, jaquetas que se ajustam ao tamanho do corpo. Completamente diferente da realidade. Aproveitando que o Doutor Emmett Brown programou o De Lorean para chegar em plena São Paulo Fashion Week, perguntamos para alguns fashionistas e profissionais de beleza da casa se eles, algum dia, imaginaram que teríamos esses gadgets fashion em 2015, e o que eles preveem para os próximos 30 anos. As apostas estão a seguir. Quais são as suas?

Leia mais: Daiane Conterato estreia como atriz na série Psi, da HBO

Doris Bicudo
“Nunca pensei que fosse ser muito futurista. Acho que é porque não gosto de moda futurista. Graças a Deus não existe tênis que amarra sozinho e ninguém usa macacão prateado! Mas de qualquer forma existem coisas horríveis que eu nunca pensei que existiriam. Saltos acima de 8cm, plataformas e solados vermelhos me chocam. E quando as pessoas interpretam mal os verdadeiros criadores de moda”.

“Tô fora! Não quero nem saber, não vou estar mais aqui” *risos*

Gloria Kalil
“O homem já tinha ido para a Lua. Então, a gente achava que poderia, de fato, acontecer alguma coisa mais interessante. Acho que até hoje a gente está sendo ameaçado com tecidos inteligentes, mas foram muito poucas as novidades tecnológicas. A moda avançou menos do que a gente imaginava. Pensava-se que, se o tempo esfriasse, as tramas do tecido se fechariam para nos proteger do frio, que se apertássemos um botão a roupa ficaria mais curta, uma manga sumiria…”

“Não faço a menor ideia. Não sei o que vai acontecer amanhã… Mas as pessoas não esquecem o que passou. A gente jamais esquecerá que usou aquelas ombreiras enormes nos anos 80, botas brancas nos anos 60, esses tormentos todos.”

Costanza Pascolato
“Nem fudendo! Lembro de achar que o filme tinha um pensamento avançado mas meio ridículo. Não ligava, sempre achei uma ficção que ficaria na ficção”.

“Acho muito difícil dizer como seria o comportamento do mundo. Acho que não teremos tantos problemas tecnológicos, serão muito mais problemas humanos e sociais. Cada vez mais elitizado e a massa cada vez mais pobre, tendo que batalhar cada vez mais.”

Celso Kamura
“Acho que, na moda, eu não acreditava que teria tanto exibicionismo.”

“Sempre acho que não tem nada mais para inventar, mas toda temporada descubro algo novo. Não posso nem imaginar… Uma roupa que você parece nu mas na verdade não está? Aloka!”

Robert Estevão
“Tive a impressão de que seria mentira de cara. Era muito exotismo. A moda está mais para o filme ‘Her’ do que esse”.

“Acho que a moda será cada vez mais vintage. As pessoas estão fechando tanto a cabeça que tenho até medo do futuro”.

Fabi Gomes
“Eu não pensava em moda na época. Usava moletom do Snoopy e Converse”.

“Acho que a beleza será cada vez mais explorada como acessório. Tipo, as pessoas vão passar blush na testa, sabe? Explorar novas possibilidades, usar a maquiagem de um jeito inusitado e divertido”

Celina Locks
“Onde estão essas coisas?”

“Já pensou pensar num look e ele vir automaticamente até seu guarda-roupa, depois se montar todo inteirinho em você? Isso seria legal!”

Mais de Moda