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Graziela Kaufman, a joalheira brasileira que conquistou Hollywood

Por Carol De Barba

Você tem o costume de reparar nas joias que as atrizes usam no red carpet? E no dia a dia, nas fotos de street style? Se você prestar atenção, logo vai reparar que muitas delas têm algo em comum: a assinatura da joalheira brasileira Graziela Kaufman, criadora da marca Graziela Gems.

A label tornou-se a queridinha das celebridades graças à “wave earcuff”, que logo ganhou status de must have. “Foi o que realmente me colocou no mapa, fez com que estilistas, PRs, celebridades, enfim, todos começassem a me procurar”, conta Graziela.

Difícil dizer quem gerou o fenômeno, já que muitas dentre a ilustre lista de clientes seriam capazes disso: Taylor Swift, Kelly Osbourne, Jennifer Lawrence, Katherine Heigl, Rachel McAdams, só para dar alguns exemplos. “Mais de 200 celebridades já usaram. No Oscar, no Golden Globes, no dia a dia, enfim… é muito legal”, celebra Graziela.

Criada há 5 anos, a Graziela Gems é totalmente norte-americana, mas com um DNA bem brasileiro. Apesar de apostar em um design mais edgy e cool, com formas mais limpas e geométricas, toda pedraria utilizada é tupiniquim. “A inspiração vem muito do Brasil. Da mulher brasileira, que adora tudo que é badalado, quer sempre o melhor e está ligada nas últimas tendências”, diz Graziela.

Em vez de coleções de acordo com a estação, Graziela investe em linhas que crescem conforme ela desenvolve novidades e adquire novas gemas – uma delas, a “One of Kind”, é composta por itens únicos e exclusivos. “Crio muito em torno da pedra – é a primeira coisa que escolho. Vou em todos os trade shows para saber o que está acontecendo”, explica.

Além das pedras coloridas, Graziela também aposta no pavê – a difícil técnica de “pavimentar” o metal com diamantes. Os anéis feitos dessa forma, aliás, estão entre os outros itens favoritos das célebres clientes (veja na galeria de fotos).
O amor pelas joias passou de geração para geração na família de Graziela. “Meu avô era joalheiro, e as mulheres da família sempre amaram joias”, conta. Aos 19 anos, a joalheira começou a vender os acessórios produzidos por uma amiga carioca. Gostou tanto que resolveu pedir ajuda ao avô para começar a desenvolver suas próprias peças.

Mas foi apenas sete anos mais tarde, após casar e se mudar para os Estados Unidos, que o negócio realmente tomou forma. Mesmo contando com a bagagem familiar, Graziela fez alguns cursos no Gemological Institute of América – a melhor escola de pedras preciosas do continente. “Para você entender de pedras tem que estudar, é um meio muito complicado”, explica, referindo-se ao mercado das gemas.

Atualmente, as joias da Graziela Gems estão à venda apenas nos EUA ou online para poucos países – certas entregas internacionais podem custar mais do que o próprio produto, por isso a dificuldade.

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