Top

Jane Birkin quer retirar seu nome da bolsa da Hermès devido à crueldade contra os crocodilos

Em 31 anos de existência, a Birkin – bolsa desejo, aspiracional, clássica – transformou-se em ícone da Hermès e ganhou cada vez mais valor, tanto financeiro quanto simbólico. Porém, o acessório trademark está prestes a perder uma de suas características mais significativas: o nome.

Leia mais: Birkin vs. Francesca Eastwood

Jane Birkin não quer mais associar sua graça à bolsa, diz o WWD. O motivo são as recentes acusações do PETA, que liberou um vídeo mostrando cenas cruéis durante o abate dos crocodilos utilizados na confecção da bolsa em uma fábrica no Texas (FYI: são necessários de dois a três animais para fazer apenas uma Birkin).

“Pedi ao Grupo Hermès para renomear a Birkin até que melhores práticas, em conformidade com as normas internacionais, sejam implementadas na produção da bolsa”, disse Jane em um comunicado.

O Peta agradeceu. “Antigamente, bolsas Birkin eram simbólicas para celebridades ou membros de uma classe super rica, mas logo ninguém mais vai querer ser visto carregando uma, e os defensores dos animais vão respirar aliviados”.

A Hermès International também respondeu às declarações, expressando solidariedade à musa. “Os comentários dela não influenciam a amizade e confiança que compartilhamos por muitos anos. A Hermès respeita e compartilha de suas emoções, e também ficou chocada com as imagens transmitidas recentemente”, afirma a empresa.

De acordo com a Hermès, a tal fábrica onde o vídeo do Peta foi gravado será investigada e qualquer prática inadequada será corrigida e punida. A marca explica que faz vistorias em seus fornecedores regularmente, para garantir as altíssimas exigências no trato com os animais.

Mais de Moda