Top

A história e o culto ao tênis ganham exposição em NY

Se você curte moda e tem viagem marcada para Nova York, essa dica é imperdível: a exposição “A ascenção da cultura do tênis” (originalmente “The Rise of Sneaker Culture”), em cartaz no Brooklyn Museum até outubro de 2015.

Leia mais: Tênis supercoloridos de Pharrell Williams chegam ao Brasil
Adidas Originals lança novo modelo de tênis com festa em S

De artigo esportivo a acessório permitido em red carpets, os tênis se tornaram cultuados objetos de desejo (vide a fila para adquirir a última novidade Kanye + Adidas na Oscar Freire, no último final de semana). A mostra investiga essa trajetória desde os primeiros sapatos com solado de borracha, nos anos 1830, até luxuosas criações contemporâneas de nomes como Christian Louboutin e Prada.

A exposição conta com 150 pares vindos de museus, acervos de grandes fabricantes como Adidas, Converse, Nike, Puma e Rebook, e de coleções privadas.

Dividida em seis seções, a mostra também dá espaço aos incônicos Keds, à influência do hip hop e das estrelas do esporte, e à entrada de marcas de luxo tradicionalmente desassociadas de linhas mais esportivas (como Louis Vuitton e Jimmy Choo) no mercado dos sneakers.

Entre os highlights, há uma coleção de 23 pares de Air Jordan criados pela Nike para o jogador de basquete Michael Jordan e os tênis de corrida que Adi Dassler, fundador da Adidas, deu a Jesse Owens durante as Olimpíadas de Berlin (1936).

Mais de Moda