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Ciganas da concrete jungle inspiram nova coleção de Lucas Barros

Por Carol De Barba

58 preciosidades vestíveis – entre tops, saias e vestidos –, estampadas manualmente, construídas de forma quase artesanal e cheias de identidade. Essa é a coleção que o designer Lucas Barros acaba de lançar e que começa a ser vendida essa semana, em São Paulo.

Arquiteto por formação, o designer despontou com a AP401 (extinta grife alagoana quase experimental, criada por ele), mas, desde 2014, estabeleceu-se na capital paulista para investir na marca homônima. Conhecido pela técnica única de estamparia e pela modelagem com influência do pensamento arquitetônico, cheia de formas geométricas, Lucas buscou na leveza um contraponto para a nova coleção.

A referência principal é a cultura cigana, focada no espírito nômade, na ideia de explorar novos territórios em meio à natureza. O resultado final, porém, é muito voltado ao ambiente urbano – afinal, é para as cosmopolitas mulheres paulistanas que ele está criando. “Como é tudo muito artesanal, a estética precisa ser mais industrial, para ter um efeito contemporâneo”, justifica.

A coleção tem três momentos principais. Uma família de peças cuja base é a estampa de folhas; outra com estampa de árvore e modelagem que mimetiza o movimento das folhas; e por fim a mistura de ambas a uma terceira estampa, inspirada em rochas, com uma ideia quase de camuflado. As peças mais elaboradas são uma categoria à parte e um trabalho aperfeiçoado por Lucas a cada coleção: feitas com patches feltrados, estampados e unidos um a um, incrementados com flores de crochê e bordados.

Para complementar, Lucas inseriu o crochê e o tricô, tanto manuais quanto industriais. Os blusões, talvez as únicas peças que poderiam ser associadas a uma estação específica, sintetizam o mood da coleção. “São os mapas que guiam essa mulher pelos territórios desconhecidos”, diz, explicando as aplicações, bordados e o tingimento de spray automotivo.

“É uma cigana meio perdida pelo Nordeste”, brinca. Ou não seria um nordestino colorindo a selva de concreto? Afinal, a natureza de Lucas agrada a pauliceia: nem bem saiu do ateliê, a coleção já está à venda na Choix (são só 20 peças!) e, a partir de julho, chega no Gallerist (serão 38 itens, entre eles os tricôs manuais, exclusividade para o e-commerce das irmãs Cassou). Os valores ficam entre R$ 629 (saias e tops) e R$ 2.220 (vestidos). Em julho, Lucas também lança coleção exclusiva de t-shirts para a Cartel 011. Serão apenas 20, em diversos modelos – da tradicional à oversized, com e sem assimetrias –, que devem custar entre R$ 589 e R$ 889.

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