Top

Project Jacquard: os promissores tecidos interativos do Google

Project Jacquard (ou Projeto Jacquard) é o nome da nova e ousada empreitada do Google. A pesquisa consiste em desenvolver um sistema para tecer tecidos tecnológicos, transformando objetos do dia a dia, como roupas e mobiliário, em superfícies interativas.

De acordo com o Google, “o objetivo é que designers e desenvolvedores possam trabalhar juntos para inserir tecnologia sensível ao toque em seus produtos.”

À primeira vista, o tecido do Google é idêntico a qualquer outro. Porém, a estrutura desses fios combina finas ligas metálicas com fibras sintéticas e naturais, como algodão, poliéster e seda. É isso que faz com que ele ganhe as funcionalidades extras e, ao mesmo tempo, seja forte o suficiente para ser tecido em qualquer tear, em escala industrial.

Itens complementares também estão na pesquisa. Pequenos circuitos e conectores com o tamanho aproximado de um botão. Componentes eletrônicos para capturar interações e transmitir dados via wifi a dispositivos que controlam uma enorme gama de funções. LEDs e outros mecanismos responsivos para dar feedback ao usuário. Ou seja: o pacote completo para que você se conecte completamente ao mundo digital por meio da sua roupa.O vídeo acima explica um pouco mais sobre o Projeto Jacquard.

“Isto é apenas o começo, e estamos muito ansiosos para ver o que as pessoas farão com isso”, conclui o Google. RG já imaginou diversas possibilidades! Como uma camiseta que te avisa se você esqueceu seu celular. Ou um jeans que mede seu percentual de gordura! Que tal?

O Projeto Jacquard está sob o guarda-chuva do ATAP (Grupo de Tecnologia Avançada e Projetos), espécie de incubadora para o desenvolvimento de produtos com foco em inovações mobile apadrinhada” pelo Google.

Mais de Moda