Top

As joias que brilham na loja do SPFW

Por André Aloi

Se falassem, as peças da designer de joias e ourives, Djaya Levy, contariam histórias. Sua criadora é a terceira geração da família a “brincar” com o ofício, que acompanhou seu avó e também sua mãe. Suas criações, em exposição na loja do FFW, no São Paulo Fashion Week (SPFW), chamam atenção.

Em seu catálogo, há brincos, pulseiras, outras peças de mãos, além de tiaras, braceletes, piercings, pingentes e alguns brincos que viram pingente ao mesmo tempo. As tiaras, por exemplo, foram desenhadas por sua mãe e seu avô.

Se, no passado, seus familiares usavam ametista na confecção da peça, agora ela criou novas versões com topázio, em tons mais claros de azul. Em exposição, pedras naturais, com detalhes mais rústicos, e uma parte mais geométrica, mais moderna. Outra box expõe as peças em ouro.

Formada em moda pelo Istituto Marangoni, em Milão, sempre adorou esse mundo, mas depois de trabalhar nesse meio com Gloria Coelho, quando foi estilista chefe, e em outro momento com o Eduardo Egray, da marca de mesmo nome, resolveu botar a cara a tapa e investir na tradição familiar.

Foi para Nova York fazer um curso de joias e se identificou. “Além de desenhar, faço as peças mesmo, sento na banca. Tudo feito à mão, peça por peça”, comenta. Algumas joias, que não são peças únicas, têm um preço mais acessível, segundo ela. “Mas coloco a mão na massa”.

A mezzo designer mezzo ourives atende com hora marcada em seu ateliê, na Vila Madalena, em São Paulo. Em seu site, as pessoas podem visualizar as peças. Para atender todos os gostos, e bolsos também, as joias feitas com ouro e prata variam entre R$ 100 e R$ 2 mil.

NADA DE COLEÇÃO
Ao contrário do SPFW, Djaya não lança, exatamente, uma coleção a cada temporada. “Como no mundo da moda fica-se muito preso às estações, tem que se criar as coleções. Isso me irritava um pouco. Por enquanto, crio quando vejo uma pedra. Olho para elas e já me vem à cabeça o desenho que melhor vai se encaixar, conforme a pedra pede”, finalizou.

Mais de Moda