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Segundo ato: Ralph Lauren retorna ao Brasil

Por Victoria Ranieri, para Harper’s Bazaar

Pense na moda americana e um dos primeiros nomes que vêm à mente é o de Ralph Lauren. Estilista celebrado da moda made in USA, que caiu no gosto das brasileiras há tempos, tem passagem pelo País programada para o fim deste mês. O motivo é célebre: a abertura da mais nova loja da grife em solo nacional, agora com operação própria. O movimento faz parte de uma estratégia de expansão e consolidação na América Latina, o que indica que outros pontos ainda devem surgir ao longo do ano. O espaço de 850m2 tem ainda decoração e projetos assinados pela própria equipe da casa, seguindo à risca o visual de todas as demais lojas ao redor do mundo.

No interior, as principais linhas, já em sintonia com as últimas ofertas da label – no caso, a coleção de verão 2015. Começa aí uma das novidades deste segundo ato – há 14 anos,a grife encerrou suas atividades locais (eram sete lojas, quatro em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Belo Horizonte), devido a problemas financeiros de sua representante, o grupo argentino International Brand Group (IBG). Desta vez, chega por aqui uma oferta mais completa do que compõe o mundo Ralph Lauren, além da linha Home, um Polo Bar e miniaturas de carros que pertencem à coleção pessoal do estilista. O novo ponto tem produtos da linha Ralph Lauren Collection (desfilada na semana de moda de Nova York e a mais sofisticada), Black Label (mais moderna, ainda que um pouco clássica) e, na ala masculina, Purple Label (mais alinhada ao estilo tradicional de sportswear americano).

É que a marca é daquelas que vendem todo um estilo de vida. Algo que vem desde a fundação. Ralph Lauren começou no mundo da moda em meados da década de 1960, na marca americana Brooks Brothers. Em 1962, se desligou da empresa para se dedicar a uma linha própria de gravatas. O negócio deu certo e, em pouco tempo, o estilista já estava atendendo clientes em busca de costumes completos. Em 1970, com a explosão da liberação sexual, ternos fe- mininos foram incorporados às coleções. O sucesso foi tanto que, em 1977, ele foi convidado para desenhar o figurino do longa O Grande Gatsby. Hoje, a Ralph Lauren Corporation comanda um pequeno império, com mais de 300 lojas ao redor do mundo e linha de perfumes, artigos para casa e roupas de luxo.

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