Top

Sob nova direção, Fashion Rio confirma edição com data indefinida

Por André Aloi

A incerteza paira sobre a próxima edição do Fashion Rio, que teria de acontecer entre abril ou maio , na capital fluminense, para apresentar as tendências para o Verão 2016. O evento, que foi cancelado na edição passada, quando apresentaria o Inverno 2015, pode ser postergado para agosto ou setembro, sob direção da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Sistema Firjan).

O novo formato continua em discussão. Segundo RG apurou, o evento deve focar  ainda mais no varejo. Oskar Metsavaht, criador da Osklen e coordenador do Fórum Empresarial de Moda da Firjan, topou responder às perguntas de RG por e-mail. Procurada, a Luminosidade – até então responsável pelo evento – disse, por meio de assessoria de imprensa, que Paulo Borges ainda não está falando sobre SPFW nem Fashion Rio.

FÓRUM
O Fórum funciona como espaço de articulação e mobilização empresarial. É composto, entre outras marcas, pela própria OsklenLenny Niemeyer Alessa. Foi reestruturado no ano passado, quando propôs um alinhamento do conceito da Indústria Criativa, revendo o plano de atuação para a moda e novos modelos  emergentes no setor. Está dividido em cinco grupos de trabalho: identidade e futuro; tecnologias e inovação; mão de obra; ambiente de negócio; acesso a mercado.

Leia a íntegra da entrevista com Oskar à seguir:

RG – Haverá Fashion Rio este semestre?
Oskar Metsavaht – O Fashion Rio continua, mas a data ainda não está definida. Sobre a pergunta abaixo, o formato ainda está sendo discutido.

RG – O que muda da proposta que já conhecemos para este novo formato idealizado pela Firjan?
OM – (Respondido acima)

RG – Para “O Globo” (na coluna “Gente Boa”, em dezembro passado), você disse que teria cultura como mote, a exemplo: cinema, música e artes plásticas. Não perde o foco?
OM – O Rio é uma das grandes cidades criativas do mundo e, em vários setores da Economia Criativa, faz parte das C40. Acho q esta proposta não perde o foco. Faz com que cinema, artes plásticas, design e moda estejam conectados. E já temos o SPFW que é um evento com este foco de Moda já bem estabelecido e reconhecido. Cabe deixar claro aqui que tudo ainda está em fase de discussão, como disse, e esse é um momento de reflexão para buscarmos um novo formato, um novo caminho.

RG – Por que mudar? O que afligia os estilistas e que precisou ser mudado?
OM – A ideia é valorizar marcas e designers que apresentem propostas autorais e, assim, evitar o esvaziamento do evento, que é muito importante para a indústria da moda e a indústria criativa do estado do Rio.

RG – Quando será realizado esse novo evento?
OM – Como disse, ainda não definimos a data da próxima edição do Fashion Rio. Estamos discutindo se mantemos o modelo atual, ainda em Abril/Maio, ou se partimos para outro formato em Ago/Set.

RG – No que o Paulo Borges seria encaixado nesta nova formatação?
OM – A Luminosidade provavelmente continuará e com o Paulo Borges na Direção de Moda. Ao menos é o que proponho ao grupo.

Mais de Moda