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Marcas investem em tops e celebs que passam longe das loiras platinadas

“Black is beautiful” na edição de maio da Harper’s Bazaar Brasil, que está nas bancas

Por Thaís Farage, da Harper’s Bazaar Brasil.

Abre-se um novo capítulo na eterna discussão sobre a valorização da mulher negra na moda global. No começo de 2014, um artigo no site inglês The Business of Fashion acusava revistas e sites de dedicarem espaços específicos para o tema, acentuando ainda mais uma suposta diferença definida pela cor da cútis. O texto criticava também os ensaios de moda que usam a escravidão como tema e ataca o constante clareamento das peles negras por meio do Photoshop.

Em busca de passarelas mais heterogêneas, as veteranas Naomi Campbell, Iman Abdulmajid e Bethann Hardison se uniram e criaram a Diversity Coalition. Em uma de suas ações, as eternas tops enviaram carta ao CFDA listando todos os estilistas que usaram apenas uma ou nenhuma garota negra em seus desfiles. Graças às constantes reivindicações, o panorama tem dado sinais de mudança. A moda jamais esteve tão black friendly. E, embora seja apenas um começo, nunca tivemos tantas negras brilhando nas passarelas, campanhas e no showbiz em geral.

As tops Joan Smalls, Chanel Iman e Jourdann Dunn, já bem conhecidas dos fashionistas, são estrelas do clipe Yoncé, do novo álbum de Beyoncé; outra gigante da música pop, Rihanna estampa a campanha de verão 2014 da Balmain e lança, ao mesmo tempo, sua coleção de make, cheia de hits, para a M.A.C.
A consequência de tamanha militância se faz notar também nas passarelas. Em seu desfile de verão 2014, na NYFW, Diane von Furstenberg investiu em modelos negras no catwalk, entre tops e nomes emergentes, como Cindy Bruna, Anais Mali, Binx Walton, Malaika Firth – que já abocanhou campanhas da Prada e da Valentino – e a brasileira Mariana Santana. Já a sudanesa Ajak Deng brilhou nas apresentações de Valentino, Lanvin e Louis Vuitton.

Muito mais sobre este tema você confere na edição de maio da Harper’s Bazaar, que chegou às bancas nessa quarta-feira (30.04). Por lá, um incrível editorial com a modelo Maria Borges, da Way Model, Brilho Urbano, com fotos Nicole Heiniger (S.D. MGMT), com direção de moda Patricia Carta, edição de moda de Lucas Boccalão e beleza de Duda Molinos. Uma revista para colecionar!

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