Top

Modelos negras: falta no mercado?

Naomi Campbell e outras modelos questionam a falta de negros em passarelas internacionais

Quando começa alguma semana de moda, não  só as coleções tomam os holofotes: as modelos também têm boa participação das notícias, principalmente as tops, você sabe. E certo assunto tem tomado – novamente – o cenário mundial: afinal, onde estão as modelos negras?

Aqui no Brasil é comum em todo começo de temporada algum movimento do grupo negro ficar na porta do Fashion Rio ou São Paulo Fashion Week para mostrar que, de fato, poucas são as modelos negras que fazem parte de castings. E engana-se quem pensa que este é um problema específico daqui: lá fora a problemática é a mesma. Tanto que as tops Naomi Campbell, Iman e Bethann Hardison decidiram dialogar sobre o caso.

O trio enviou uma carta para diferentes governantes de várias “capitais da moda”, em todo o mundo. Na declaração, elas acusam as grandes semanas de moda de serem…racistas.  “Não atacamos nenhum estilista específico. O próprio ato de não ter modelos negras já é racista. Existiram mais modelos assim nos anos 70 do que em 2013”, diz Iman. “Este não é mais um momento de ficar em silêncio. Se a conversa não pode chegar neste ponto, então algo está completamente errado”,  continua a top, numa entrevista ao “Good Morning America”.

Uma das primeiras organizações  a comentar o caso foi a British Fashion Council que disse que Londres por ser uma cidade multicultural,  é uma das que mais reflete, nas passarelas, isso, colocando modelos negras nos desfiles.

Para Naomi Campbell, os estilistas devem abrir mais suas cabeças quando o assunto for beleza. “Eles se escondem atrás de uma estética e só conseguem ver a mesma”.

O assunto não é novo. Mas RG entra no coro para reforçar a ideia de um mercado mais igualitário. Afinal, tantas meninas e meninos negros lindos por aí. E você, o que acha do assunto? Conta pra gente  lá no Facebook?

Mais de Moda