Top

Pierre Cardin: 90 anos

O estilista, ícone importante para a moda, comemora aniversário esta semana

Filho de agricultores franceses, Pierre Cardin nasceu na Itália, numa vila próxima a Veneza,  em 1922.  Ele e sua família tiveram que sair da cidade por conta da Primeira Guerra Mundial e foram parar na França. E foi por lá que Pierre, aos 14 anos, começou seu aprendizado com alfaiataria. Passou por grandes ateliers como de Madame Paquin – forte nome na moda, sendo apontada a primeira estilista de fato – , Elsa Schiaparelli e chefiou a Maison Dior por um tempo. Logo depois, fundou sua própria marca, homônima, em 1950. Já criou figurinos que marcaram o cinema: Liz Taylor em “Gente Muito Importante” (1963),  Jean Cocteau em “A Bela e A Fera” (1946), entre outros. Até para os Beatles!

E, desde então, sua obra – licença poética, ok? – tem marcado gerações. As formas geométricas, looks futuristas. Pierre bebeu muito da fonte da arquitetura, que chegou a estudar quando jovem. Soube como ninguém construir uma modelagem única, inovadora.  Foi o pioneiro no mercado de moda do Japão, aparecendo no país em 1959. E ainda abriu novos horizontes para seus negócios: comprou em 1981 o restaurante Maxim’s, em NY (hot spot da época), inaugurou lojas de sua marca na cidade, além de Londres e Pequim. Pierre criou o conceito de prêt-à-porter. Marcou uma época que a alta costura era extremamente luxuosa e com traços limpos, sem muito carnaval.

No dia 7 de julho, Pierre fará 90 anos. Mais da metade de sua idade foi dedicada à moda. Polêmico e criativo, Pierre é apontado como o grande gênio da indústria da moda. Seu império não parou de crescer um só minuto.

Sua marca voltou à Semana de Moda de Paris, que está acontecendo esta semana. Foram 110 looks desfilados. Nada de tendência, mas a mais pura e bela construção de uma história. De moda. Revisou clássicos. Inovou em outros pontos.  Muitos ainda se inspiram nele. Pierre é o cara. E sempre será. Pode viver mais 90 anos, por favor?

Mais de Moda