Top

Chanel @Londres, por Ana Carolina Alves

A exposição da Chanel em Londres, por Ana Carolina Alves, aka Accessorize

Ana Carolina Alves, o nome por trás da Accessorize e chapa deste site, visitou a exposição da Chanel, na Harrods, em Londres, e mandou um relato para RG. Thanks, Aninha, ficou show!

“Meio lúdica, multimídia, uma instalação sensorial, assim eu definiria a incrível exposição da Chanel em Londres. Logo na entrada, uma cortina de pérolas com um jogo de espelhos do lado, coisa que a Coco amava. Entrando, um jardim de camélias com flores cintilantes e diamantes em displays – so Chanel! Ha uma sala com várias telas de tevê mostrando o processo de fabricação da bolsa 2.55, um hit da maison. Fiquei pasma! 80% do processo ainda segue sendo feito a mão, tudo artesanal, emocionante de ver de verdade. A sala é toda preta com as paredes de couro em matelasse. Até o puff é tipo incrível, tudo com sons mostrando os barulhos a fabricação. Tudo isso para explicar o fato da peça ter se transformado na mais icônica da marca… o máximo.

Mais para frente, um quarto de criança ursinhos e bonecos, dois deles com rostos famosos: Coco e Karl Lagerfeld. Fofo! Ha ainda a reconstrução do apartamento dela na rua Cambom, apê esse q só era usado para receber clientes, já que ela morava no Ritz (fina!). Uma parede de espelhos verticais reflete os vestidos. O mais top de tudo são os baús em tamanho original dos vestidos haute couture. Eu não sabia que quando você comprava um ele vinha nessa caixa branca gigantesca, duas  vezes o tamanho do tradicional baú da Louis Vuitton. Impressionante…

Aí entramos no estúdio dela, um apartamento bem minimalista com as quatro paredes forradas com a biblioteca imensa. Tudo réplica do original. Há um espaço todo reservado para o Chanel N5, com um vidro gigante com uma tela de vídeo dentro que mostra a campanha do perfume. Na parede, silk screens com imagens do Chanel N5, bem pop art. Uma curiosidade: na época ela pediu para um famoso parfumerie para fazer o tal perfume, ele fez 25 samples e ela foi direto no frasco 5, porque era seu número de sorte… acertou. Hoje, um frasco é vendido a cada 30 segundos no mundo… vai vendo….

Quase no final, uma viagem ao tweed room, com tweed em frames. Se você fala a palavra tweed, o som some, já que o quarto é feito para absorver o som… bem louco mesmo. Por último, um quarto com uma bolsa gigante, tipo feita em Itu!, que vai até o teto com os símbolos famosos q ela gostava, como trevo, camélia, leão, o duplo frasco de perfume, número 5 e também uma jaqueta gigante, mas cortada ao meio

Imperdível: uma ode a Coco Chanel, que nasceu em 18000 e bolinha, mas segue um ícone moderno. Tem-que-ver!

Mais de Moda