Top

Suzy Menkes comenta as estampas de Milão

Nossa colunista fala sobre os prints e as formas das passarelas masculinas da semana de moda italiana

Por Suzy Menkes do International Herald Tribune

MILÃO — “Roupas masculinas são difíceis — manter as coisas iguais, mas diferentes”, disse Giorgio Armani no backstage de seu desfile masculino da primavera 2012. Mas nas passarelas, Mr. Armani fez exatamente o que era necessário: refrescou seus ternos suaves – e calças com a frente drapeada ainda mais suaves – com motivos e estampas. A cartela de cores em geral era cinza, com tons de azul inseridos por toda a coleção. Designs geométricos estavam presentes em abundância em jaquetas xadrezes, incluindo uma versão atualizada da clássica estampa seersucker com micro-xadrezes. Mas o jogo mais notável com linhas e quadrados estava nas peças sobrepostas semi-transparentes: a aprovação sofisticada de Armani à onipresente malha entrelaçada que apareceu nas passarelas de primavera. Os tecidos de alto brilho que ele recentemente mostrou em sua coleção couture privé feminina também foram incorporados aqui para dar aos designs masculinos um ar mais moderno. O traje final do desfile, uma ousada blusa com estampa em zigue-zague usada sobre calças de cintura baixíssima, parecia querer dizer “Tome isso!” a qualquer um que tenha imaginado que Armani não pudesse fazer uso do poder das estampas.

Durante o auge de Gianni Versace na década de 80, ele era conhecido por “balançar o extravagante”. E agora que estampas de foulard de seda estão de volta à moda, foi animador ver se Donatella Versace iria voltar a balançar para o desfile de primavera da Versace. Ela balançou, com uma coleção totalmente anos 80: homens bancando os valentões com ternos com ombros empertigados, as mangas arregaçadas até os cotovelos. E então surgiram as estampas extravagantes, habilmente usadas em camisas e calças combinando para dar o efeito de macacões sedosos. Cores fortes, desde azul cobalto ao fúcsia e laranja aqueceram o desfile. E, no final da apresentação, as celebridades na primeira fila estavam declarando ruidosamente sua aprovação ao roupão curtinho usado sobre um maiô minúsculo. Se calças com listras múltiplas fossem exageradas (como você passaria com tanto metal pela segurança no aeroporto?) — bem, no início da carreira de Gianni, demais nunca era o bastante. E as estampas extravagantes rejuvenescidas aqui estavam certinhas. Não eram espalhafatosas demais, e capturaram dois pilares da moda da temporada masculina de Milão: seda e estampas.

Enquanto isso, a combinação de estampas de foulard e jeans contribuiu para um desfile final esplêndido da coleção D&G, que será incorporada à linha principal da Dolce & Gabbana em um único desfile em temporadas futuras.

Stefano Gabbana e Domenico Dolce foram espertos ao combinarem texturas ásperas e macias, porque a seda sozinha pode parecer chique demais. Dessa maneira, as estampas de foulard emprestaram uma elegância fluida a uma coleção vigorosa e esportiva que irá enriquecer a imagem única da marca. 

Enquanto isso, o rock estava na pauta da Alexander McQueen. O desfile de primavera pareceu fazer alusão aos roqueiros de cabelos longos e quadris estreitos que não envelheceram de maneira exatamente elegante, e ainda assim ficam bonitos em seus blazers estruturados e calças estreitas. Os ternos eram estampados com padrões geométricos ousados de xadrezes e listras. E a coleção foi mostrada no lugar que Milão tem de mais parecido com um decadente espaço industrial de concreto, adequado a uma rave em Berlim.

A estilista Sarah Burton misturou os estilos bruto e romântico de maneira bastante britânica. Ela adicionou fitas frouxas no pescoço de uma camisa listrada e flores bordadas na frente de outra camisa. Para equilibrar esses toques suaves, uma jaqueta foi estampada para parecer que estava pegando fogo, e um casaco recebeu um toque macabro, com faixas que evocavam sangue. Esse desfile foi tão otimista quanto se pode esperar de uma estilista que fez um golpe de moda nesta primavera com o agora famoso vestido do casamento real. Será que William usaria alguma peça desta coleção da McQueen? Vamos manter os olhos abertos para ver o casaco listrado vermelho e branco nas corridas de Ascot este ano.

Mais de Moda