Top

O melhor do SPFW

Um resumo do mais mais dessa temporada de moda paulista

Por Maria Prata, aka Glitz, especial para a RG

Grande Momento

Quem viu, viu: poucos fashionistas foram convidados para a apresentação da coleção resort de Pedro Lourenço no Baretto. O jovem criador, que desfila seu prêt-à-porter em Paris, parte do tema mais explorado da temporada, o tropicalismo, mas apresenta um resultado que está muito além de tudo o que foi visto até agora. Pedro trabalha o tema com sofisticação única, zero ostentação e qualidade de imagem de moda raramente encontrada, no Brasil ou no mundo.

Tendência onipresente

Tropical, tropicalismo, Brasil. Nunca essas palavras foram tão usadas pela moda brasileira, por incrível que pareça. Depois de subir à passarela da Prada, o tema virou hype e deu as caras em inúmeros desfiles no Rio. Agora, a tendência chega as passarelas de São Paulo, em versão luxo (nas estampas de araras e coqueiros do próprio Pedro Lourenço, na moda praia couture de Adriana Degreas, no rock tupiniquim da Triton).

Tendência luxury

Esta vale tanto para a imagem final (como nos diamantes de Liz Taylor na passarela de Reinaldo Lourenço ou nas moças bem comportadas de Alexandre Herchcovitch), quanto para a execucão das peças – na Maria Bonita, por exemplo, os bordados arraiolo e as pinturas a mão nos acessórios são de um cuidado quase inédito. Já Herchcovitch fez a coleção de passarela quase toda com tecidos vintage, diretamente dos anos 60. A história aqui é, em tempos de fast fashion, resgatar a ideia de que luxo, hoje em dia, é ter uma roupa feita com um tecido especial, um acabamento impecável. Para quem pode, claro.

Compre já!

Elocubrações fashionistas a parte, a pergunta que (nunca) quer calar: mas, afinal, o que “vai usar?”. Vamos lá: calças curtas (cigarrete, mais sequihas, ou versões mais amplas); saias e vestidos mídi, aquele comprimento difícil, nas canelas (tem menos de 1.70?… uhm….); escarpins e sandálias de saltos finos; túnicas e/ou blusas alongadas; tops com ombros arredondados, a la Cristobal Balenciaga; pantalonas amplas e leves.

A cobertura completa e os melhores desfiles da temporada você assiste no canal GLITZ* (96 NET e 31 SKY), sábado, 9 de julho, as 20h!

Mais de Moda