Top

“Do Avesso”, por Jackson Araújo

RG conversou com Jackson Araújo, um dos diretores criativos do projeto, para um balanço geral do que rolou

Aconteceu nesse sábado (21.05) a exposição Do Avesso – Uma experiência de moda e design, durante o encerramento da 6º edição do Santa Catarina Moda Contemporânea. A mostra teve consultoria e direção de conteúdo assinados por Jackson Araújo e Luca Predabon. A dupla acompanhou 17 equipes de estudantes de moda durante dez meses, período no qual a turma estudou manifestações comportamentais relacionadas ao universo de comunicação. Para esclarecer melhor o projeto, RG bateu um papo com Jackson sobre a coisa toda. Vem ler!

RG: Como foi o processo criativo com as equipes participantes?

Jackson: Realizamos oito workshops mensais com os 17 times criativos, para aplicação dos conceitos estudados a partir de conteúdos exclusivos e de acesso restrito aos participantes, publicados semanalmente. A cada mês, eu e Luca nos encontrávamos com os times para analisar e aplicar os conceitos. Viajamos pelas 17 empresas, conhecendo a história e a expertise de cada uma delas, para, junto com os times, aprendermos sobre seu DNA e tecnologia. Também visitamos a Bienal de São Paulo, em 2010, onde os times foram acompanhados por um artista plástico, ampliando o olhar e a concepção sobre espaços imersivos e experiências presenciais.

RG: Qual foi o trabalho que mais se destacou, em sua opinião?

Jackson: Eis uma resposta difícil, pois cada um tem uma especificidade, entre estamparia, tags, etc. Todos os times se envolveram de corpo e alma no processo e tenho um carinho especial por cada um dos projetos. Mas, sem dúvida, o maior desafio foi criar inputs para renovar a linguagem do tablewear da Copa & Cia, uma indústria que produz jogos americanos em larga escala. Ali, o diálogo sobre Design foi amplo e reverberou nas cabeças, até chegar à literatura. O trabalho apresentado “Jantar na Casa do Poeta” homenageia o escritor catarinense Lindolf Bell, com jogos americanos que trazem seus poemas impressos em processo tecnológico com bordados à mão, mixando linguagens e dando novas possibilidades criativas para o produto. Acho que esse projeto serve como um resumo geral da grande idéia que costura toda a instalação: contar histórias envolvendo tecnologia e manufatura de formas surpreendentes.

Na nossa galeria, um apanhado de imagens da expo e da festa de encerramento do projeto. Como de noite o Jackson também entende muito bem, a comemoração contou com apresentação do pianista francês Mattias Mimoun, plus gig do deejay Max Blum, também responsável pelas trilhas sonoras dos vídeos apresentados no evento.

Mais de Moda