Top

Pierre Cardin: a palestra

O couturier Pierre Cardin deu uma palestra em São Paulo. RG foi

Por Karina Mota, especial para RG

A Palestra Cardin par Cardin aconteceu nessa sexta feira (29.04), no Shopping Iguatemi, em São Paulo. O estilista traçou a trajetória de seu trabalho para uma plateia seleta. Monsieur Cardin falou muito de moda, mas não deixou de contar passagens saborosas de um octagenário. Sabia, por exemplo, que ele tinha o sonho de ser ator? Chegou a atuar em dois filmes lendários, La Belle e La Bete de Jean Cocteau e Joana a Francesa, de Cacá Diegues – este com a atriz Jeanne Moreau, filmado no Brasil.

Sua grande arte, porém, foi a moda. Fez tremendo sucesso como estilista de alta costura. O artífice do pret-à-porter. O primeiro, lá nos anos 60, a ousar abrir outros negócios com seu nome, como seu próprio teatro, sua cadeia de restaurantes (a Maxim’s), um museu… some aí outras impressionantes 750 licenças pelo mundo.

Pierre disse que não se aposentará nunca. Considera que seu sucesso se deve ao seu charme e gentileza. E diz que conseguiu construir sua fortuna graças às pessoas fiéis que reuniu em torno de si. Uma dessas pessoas está no Brasil e o acompanha. É Madame Gaspard, diretora da alta costura da maison, que recebeu RG com muita delicadeza. Chique ela.

“Já vim a São Paulo doze vezes e a cidade ainda me surpreende”, nos contou monsier Cardin, que nos deixa a lição de hoje “Eu amo meu trabalho, e a vida é feita de amor. Então, como conselho, confiem em seus instintos e trabalhem com liberdade de criação”.

Mais de Moda