Top

As cores da moda

Nossa colunista Suzy Menkes fala sobre as cores da vez, bananas e o fim do rosa nas passarelas

Por Suzy Menkes, do International Herald Tribune

Londres – Por que laranja? Por que agora? A cartela de cores dessa primavera tem diversas origens: uma lembrança dos anos 70 quando laranja e marrom eram a combinação favorita; ou talvez um desejo pelos trópicos – onde verdes e amarelos foram flagrados juntos às estampas chamativas de frutas e folhas da mesma tonalidade.

Não importa a perspectiva, os recentes tons cítricos marcam o fim da era “Paris Hilton” onde os rosas femininos reinam.

O incontestável é que essa é a primavera das cores, das saias laranjas e fucsias da cadeia de lojas Zara para as jaquetas contrastantes da grande marca de luxo Gucci. Cores em bloco, o famoso “color blocking”, fazem uma declaração modernista como vemos em quantidade na Jil Sander.

Algumas dessas cartelas pictóricas e misturas frutíferas foram evidentemente influenciadas por Yves Saint Laurent e a retrospectiva dos trabalhos do mesmo exibida ano passado no Pettit Palais em Paris. Apenas um verdadeiro artista tem a capacidade de fazer a combinação de cores dar certo. Até o top estilista Marc Jacobs está seguindo os passos de YSL. A coleção Primavera 2011 de Mr. Jacobs foi produzida com tecidos inferiores ao que YSL teria selecionado, porém, a cuidadosa réplica das combinações de cores ficaram requintadas, mesmo nos preços de Main Street.

Intrigante é o conceito da cor na elaboração das estampas. Os estilistas de hoje estão trabalhando juntos com a era digital para oferecer combinações originais e audaciosas, veja as maçãs e laranjas de Stella McCartney e a releitura barroca de macacos florestais de Miuccia Prada.

Ms. Prada, que usou brincos com bananas no seu desfile em setembro do ano passado, refletiu sobre sua inspiração para produzir aquela coleção. “Uma das ideias veio da coleção masculina, a parte que mais gostava” disse ela.

“Sem uniformes e formas simples, queria fazer um musical: essa ideia me animou bastante” ela continuou. “Fora isso, ultimamente tenho uma paixão pelo barroco, outro símbolo de nosso passado. O musical barroco perfeito é a América do Sul e Carmen Miranda. As frutas vieram dos típicos centros de mesa barrocos e dos enfeites de cabelo de Miranda”

Com a impressionante e inesperada procura pela coleção, Ms. Prada acredita que “o sucesso é devido à cor, à fantasia exagerada e alegria envolvida no todo”.

A primavera de Stella McCartney é igualmente otimista. “Queria adicionar uma dose de cor na coleção, e fazendo isso usando uma estampa exageradamente cítrica traz um senso de humor” disse Ms. McCartney. “Mas eu queria que fosse fácil de usar e tivesse um ar de veraneio, de liberdade e de leveza também”.

Durante décadas tons neutros e pretos tem dominado o guarda-roupa das mulheres. Cores e estampas fazem uma aparição positiva depois desses anos monótonos. Mas da passarela para as ruas, clientes estão cautelosamente selecionando essas peças. Combinando a saia estampada de folhas da Prada com uma blusa básica ou escolhendo calças de cores vivas para destacar uma jaqueta de couro ou jeans.

Acessórios são menos arriscados quando apostamos nas cores; bolsas marrons clareiam para tons de laranja e sapatos são o frenesi em verde ou amarelo. O turquesa encaixa no tema “Ilha Tropical” enquanto verdes e roxos são referências da plumagem do periquito.
Será que todas essas cores, todas de uma vez só, é muito bom para ser verdade? É válido lembrar que, como fogos de artifícios na noite, as cores são melhores combinadas com o preto.

Mais de Moda