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RG entrevista: Eloysa Simão

RG entrevistou Eloysa Simão, organizadora da semana de moda carioca, leia

As vesperas do inicio da semana de moda carioca, RG foi ter com Eloysa Simao, socia da Dupla Assessoria, empresa que organiza o Fashion Rio.
 
 
RG: Qual expectativa da organizacao do evento para esta edicao do Fashion Rio?

Eloysa Simao: Confirmar o sucesso de nossa proposta, que procura conjugar a passarela com os negocios. Temos crescido, todo ano, uma media de 15% na venda de todos os estilistas que participam do evento, no atacado. E, no varejo, esse crescimento tem sido de cerca de 30% ao ano. Se levarmos em consideracao que o consumo de moda da classe A e B no Brasil nao tem crescido, isso certamente significa um ganho de mercado. Alem disso, temos revelado grandes talentos da moda nacional, e acrescentando um novo frescor as propostas ja existentes; acho que essa e, inclusive, uma vocacao do Rio do Janeiro. E e o que esperamos que aconteca: alguma grande e boa revelacao de um novo talento ou uma grande virada de alguma marca.

RG: A saida de marcas como Reserva do calendario e encarada como um processo natural? Qual a posicao do evento em realcao a esse exodo de marcas rumo ao SPFW?
ES: Acho os movimentos naturais. Da mesma forma que marcas que desfilam em outros lugares nos procuram porque querem mudar… Nossa estrategia e trabalhar para o crescimento da moda nacional. Nosso principal objetivo nao e competir com ninguem, mas fortalecer a industria nacional. E isso, ninguem pode contestar, nos fazemos desde 1992. Os numeros que mostram o crescimento de todas as marcas do evento, do mercado do Rio de Janeiro e das nossas exportacoes falam mais do que tudo. E sao numeros auditados por instituicoes governamentais. Nao e achismo, nem revelacoes. Sao numeros levantados pelo BNDES, pela FIRJAN, pela ABIT e pelas instituicoes economicas que trabalham conosco.

RG: O Fashion Business e o grande trunfo do Fashion Rio?
ES: O grande trunfo do Fashion Rio e o Rio de Janeiro, o grande cartao de visitas do pais. E uma marca capaz de agregar valor a todo produto e de elevar o produto made in Rio a categoria de produto de exportacao com maior valor individual. Isso significa agregacao de valor. O Fashion Business, com certeza, contribui para esse sucesso, porque nao deixa ninguem esquecer que a imagem e os negocios tem que sempre estar como o salao de desfiles e a tenda de negocios: lado a lado. E permite ao lojista assistir aos desfiles sem o desconforto dos translados longos e complicados

RG: Como o Fashion Rio encara a criacao do Rio Summer, do Nizan?ES: Como um evento que nao compete conosco e que tem proposta diferenciada.

RG: Quais os desafios da moda carioca neste momento?
ES: Os desafios sao os mesmos de toda a moda brasileira. O Fashion Rio nao e um evento carioca, 60% dos participantes sao de outros estados e os desafios sao os mesmos para todos: achar um preco justo para a roupa, um preco real, competitivo internacionalmente.

RG: O que a Sra. destaca de novo nesta edicao do evento?
ES: Todo evento de lancamento de moda tem as colecoes destacadas como a grande atracao do evento. Alem disso, acho que os fashion containers – uma instalacao que pretende mostrar novas formas de apresentar moda – serao um grande sucesso. E nosso tema: Repensar, Reciclar, Renovar e, tambem, uma provocacao. Precisamos achar uma tecnologia que permita a reciclagem com um preco competitivo e viavel para um setor dinamico como a moda.

RG: Ha novos veiculos internacionais cobrindo esta edicao do Fashion Rio?
ES: Teremos, pela primeira vez, uma representante do “Financial Times” cobrindo o evento. A jornalista Fiona Harkin vira ao Rio acompanhar a abertura de lancamentos primavera-verao.

 


 

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