Top

Gareth Pugh no Pense Moda

O que disse o estilista inglês no evento de moda em São Paulo

Fashionistas acordaram excitados na manha desta terca-feira (06.11). Tiveram a oportunidade de conversar com Gareth Pugh, o estilista ingles que se tornou a grande sensacao das passarelas de la. Com trabalhos experimentais, extravagantes, performaticos, Pugh ganhou notoriedade e o apreco da imprensa de moda, extasiada com seu frescor criativo.
 
Pugh, entao. Ele foi convidado pelo trio Camila Yahn, Barbara Bicudo e Marcelo Jabur para participar do evento Pense Moda, uma serie de palestras e debates sobre o tema. Sua fala se seguiu a de Alexandre Herchcovitch, que mostrou, atraves de imagens e comentarios, as peculiaridades de seu processo criativo. Didatico.
 
Depois do moderno destas terras, o moderno das de la. Gareth Pugh mostrou porque e o que e. Cool, antenado, jovem, espirituoso, altivo no tom certo… O darling da moda inglesa contou sua trajetoria: saiu da Saint Martin sem perspectiva nenhuma, com um bando de amigos designers, stylists, fotografos… Todos na mesma toada. A turma comecou a frequentar uma noite londina, a “Cash Point”, em que o hostess amarrava um vegetal na cabeca (!). Os caras de la convidaram o habitue Pugh para criar um desfile/performance. No terceiro deles, um olheiro do evento Fashion East, de Lulu Kennedy, (uma especie de Hot Spot) estava la. Dali por diante, Pugh nao parou de crescer. Depois de algumas colecoes foi catapultado para a London Fashion Week, fez roupas para Kylie Minogue e caiu nas gracas da imprensa. Nascia o mais novo promissor talento londrino, um tipo que, de tempos em tempos, da as caras – e as cartas.
 
Futuro? Camila Yahn perguntou a Pugh onde ele se imagina em dez anos. “Estou sempre insatisfeito. Quero ter tempo e dinheiro para fazer os desfiles para mim, da maneira que eu os imagino”, confessou. Sobre a possibilidade de vender sua marca, ele foi taxativo: “De jeito nenhum. E um processo autoral, nao quero perder o controle”. Contraste com a resposta de Herchcovitch a mesma pergunta. O brasileiro cravou um “Na hora!”.
 
Pugh ficou incomodado com apenas uma pergunta da bem informada plateia. Lilian Pacce questionou se seu ultimo desfile, que lhe parecia mais comercial (Gareth realmente pegou um pouco mais leve na extravaganza), foi uma exigencia do mercado, o sinal de uma mudanca de rumo. Um tanto contrariado, Gareth soltou: “Nao concordo com voce, nao foi comercial. Nao sofro exigencias do mercado. O que o mercado ve em mim e o show, muitas vezes so querem meu nome. Mas tambem faco pecas usaveis… Leggings, meias xadrezes”…
 
Mais Pense Moda? Acesse o site do evento. RG Vogue vai mostrar tudo, fique atento.

Mais de Moda