Lifestyle

Thelminha: “Esse é um Carnaval de reencontro com a minha ancestralidade”

Share

Thelminha – Foto: Sergio Baia

Abram alas para Thelma Assis! A médica e apresentadora terá um Carnaval agitado como musa de alguns dos blocos e escolas mais importantes do País. Neste domingo (12.02), ela vai desfilar no Unidos do Bar Brahma, em São Paulo, ao lado de Sabrina Sato e do grupo Molejo – mas não para por aí.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Thelminha, que é sambista há 18 anos, ainda será o destaque de chão da Mocidade Alegre e musa da Mangueira. As duas escolas trazem neste ano enredos de valorização da cultura afro-brasileira, que também é algo intrínseco à trajetória da campeã do BBB 20.

“Eu me sinto muito honrada. Uma das melhores sensações que tenho desde que me tornei figura pública é quando escuto alguma menina dizer que se enxerga ao me ver na TV, em uma capa de revista, ou que a minha história encorajou ela a seguir o sonho de entrar em um curso de medicina, por exemplo. Porque eu também já estive nesse lugar e sei o quanto a representatividade faz a diferença”, conta em entrevista ao RG.

“Esse é um carnaval especial de celebração e reencontro com a minha ancestralidade. Os enredos da Mocidade e da Mangueira são fortes e me trazem sensação de pertencimento. Fiz questão que as minhas fantasias dos ensaios contassem algo que impulsionasse essas histórias que serão apresentadas na avenida.”

Sua ideia para o ano que vem é realizar a segunda edição do Sambadela, seu evento voltado para sambistas e o protagonismo do povo preto. “Quero que a próxima edição seja aberta ao público”, afirma.

Para se preparar para a verdadeira maratona que será seu Carnaval, ela tem acompanhamento de dois personal trainers, além de treino de eletroestimulação, fisioterapia e aula de samba.

Leia abaixo o papo completo com Thelminha:

RG – Você se apresenta pela primeira vez no Bloco Unidos do Bar Brahma. Como surgiu o convite e como se sente em participar do evento ao lado da Sabrina Sato?

Eu sou musa do Camarote Bar Brahma e o Unidos do Bar Brahma é o bloco oficial do camarote. Assim recebi o convite para participar e fiquei muito animada, porque adoro blocos de rua. Fazem muito parte da minha memória afetiva, porque lembro de quando era adolescente e minha mãe me levava para assistir aos bloquinhos da cidade. A Sabrina é a rainha do nosso camarote e eu estou muito feliz de estar ao lado dela em um momento que é tão significativo para nós duas.

Thelminha será musa da Mangueira no Carnaval 2023 – Foto: Sergio Baia

RG – Quais suas expectativas para essa verdadeira maratona que será seu Carnaval?

As expectativas são as melhores! Depois de dois anos, estamos voltando com o Carnaval no mês de fevereiro, o que nos possibilitou seguir com os nossos ensaios de ruas e técnicos que são tão importantes para nós sambistas. É o Carnaval raiz, do melhor jeito que a gente sabe fazer e eu já estou com o coração a mil para entrar na avenida!

RG – Você desfila nas escolas de samba em São Paulo há 18 anos. Como se sente ao ser reconhecida como musa de grandes escolas?

Eu fico muito feliz e realizada, porque como você disse, eu sou sambista há 18 anos e já passei por todos os setores de uma escola de samba. Já fui passista, já fui ritmista. Então hoje ser o destaque de chão da Mocidade Alegre, minha escola do coração, e musa de uma escola de samba tão grande como a Mangueira, é olhar para o caminho que construí e venho construindo em algo tão importante para a minha vida como o Carnaval.

RG – Como você tem se preparado para o Carnaval, tanto fisicamente quanto mentalmente?

Super! Eu estou em uma maratona intensa entre Rio e São Paulo desde janeiro por conta dos ensaios, então o preparo físico também precisa ser intenso. Estou sendo acompanhada por uma equipe que envolvem dois personais – um para treino de musculação e ganho de massa e outro para treino aeróbico, para ganhar resistência. Também faço treino de eletroestimulação, fisioterapia e aula de samba. Além da dieta balanceada. Também faço acompanhamento com nutrólogo.

RG – Tanto a Mocidade quanto a Mangueira trazem enredo de valorização da cultura afro-brasileira, trazendo mensagens de inspiração e representatividade, e você também é um grande símbolo nesse sentido para o Brasil. Como é para você ter esse papel?

Obrigada! Eu me sinto muito honrada. Uma das melhores sensações que tenho desde que me tornei figura pública é quando escuto alguma menina dizer que se enxerga ao me ver na TV, em uma capa de revista, ou que a minha história encorajou ela a seguir o sonho de entrar em um curso de medicina, por exemplo. Porque eu também já estive nesse lugar e sei o quanto a representatividade faz a diferença. Esse é um carnaval especial de celebração e reencontro com a minha ancestralidade. Os enredos da Mocidade e da Mangueira são fortes e me trazem sensação de pertencimento. Fiz questão que as minhas fantasias dos ensaios contassem algo que impulsionasse essas histórias que serão apresentadas na avenida.

RG – Quando você olha para trás, imaginou que chegaria até aqui? O que diria para a Thelminha adolescente?

Eu sempre tive muito sonhos e determinação para correr atrás deles e alcançá-los. Por mais que os obstáculos sempre existiram em minha vida e de onde eu vim tudo era mais difícil, aprendi com minha mãe a nunca duvidar da minha força e capacidade. Posso estar vivendo experiências ainda maiores do que já pensei, mas sempre me imaginei realizada e vivendo coisas incríveis. Ah, eu diria para continuar acreditando, porque vai dar certo.

RG – Já está pensando nos planos para o Carnaval do ano que vem?

Meu plano mais certo é continuar levando o samba que eu amo tanto para a avenida e para as ruas. Quero também realizar a segunda edição do Sambadela, meu evento voltado para sambistas e o protagonismo do povo preto. Quero que a próxima edição seja aberta ao público.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024