Lifestyle

Cultura japonesa: como a tradição nipônica agregou em nossos hábitos

Share

Foto: Istock

Apesar de estar distante do Brasil, a cultura japonesa tem muita influência sobre os nossos costumes, principalmente com a globalização que aproxima o planeta inteiro. A moda, o chá, o jiu-jítsu, o karaokê, o mangá e as sandálias de dedo são só algumas das heranças nipônicas que já foram incorporadas à nossa rotina. O Brasil tem a maior população de origem japonesa fora do país asiático, são mais de 1 milhão e meio de descendentes de japoneses, a maioria residente em São Paulo, os chamados nikkeis.

Como tudo começou

Em 1907, o empreendedor japonês Ryu Mizuno se interessou pela cultura do café no Brasil e atravessou o mundo para conferir de perto. Seu navio ancorou aqui no Porto de Santos com 783 imigrantes japoneses a bordo no dia 18 de junho de 1908, data em que é celebrado até hoje o Dia da Imigração Japonesa no Brasil. O diário de bordo do empreendedor é considerado o primeiro registro da imigração japonesa no Brasil. De lá para cá, a cultura japonesa agregou em muitos dos nossos hábitos, com influências que mudaram nossa forma de viver. É a pitada nipônica que tempera a nossa diversa cultura.

Moda com personalidade

Embora a moda japonesa tenha uma linguagem bem própria, ela tem atualmente investido na união de streetwear com a cultura ancestral do país, que encanta admiradores do mundo inteiro. Além disso, muitas peças tradicionais da cultura foram exportadas para o restante do mundo, com uma leitura mais ocidental, sem abrir mão das origens. Um exemplo disso é o quimono, traje comum no país até metade do século 19, que hoje pode ser visto ressignificado na nossa moda de uma forma muito moderna e estilizada. As nossas conhecidas sandálias de dedo, feitas em borracha e todo tipo de material, também foram inspiradas nas tradicionais sandálias japonesas zori que eram feitas de palha de arroz.

Nos anos 80, estilistas japonesas imprimiram seu estilo na moda e mostraram que personalidade não faltava na moda nipônica. É que desde sempre a moda no Japão vem impregnada de uma crítica social, com a união da valorização de elementos culturais e questões contemporâneas. Naqueles anos, a semana de moda de Paris começou a contar com a participação do estilo extravagante dos estilistas japoneses, com destaque para rei Kawakubo, Issey Miyake e Yohji Yamamoto, que abriram mão das cores vibrantes e saltos da época e deram espaço para tons mais neutros. A ideia era fazer referência ao desastre vivido em Hiroshima e também mostrar um mundo mais natural e humano.

Como é camaleônica e adaptada à realidade do país, a moda japonesa hoje tem um novo ar. A força do país no mundo de videogames, quadrinhos e na internet dá um toque moderno e colorido à moda que continua a incorporar elementos tradicionais com questões atuais. Além do quimono, estampas com motivos orientais vestem looks em todo o planeta, sem falar dos tradicionais sapatos tabi shoes que foram adaptados e agora podem ser vistos com uma divisão entre o dedão e o restante dos pés por todo o mundo.

Herança nipônica

Parece algo natural brasileiro, mas o costume de consumir hortaliças nas principais refeições foi herdado dos primeiros imigrantes japoneses. Inclusive, foram eles que inseriram o plantio de pêssego e de morango na nossa lavoura, além de trazerem de suas terras a maçã fuji e o caqui. Os japoneses trouxeram também alguns alimentos que faziam parte das suas dietas e não existiam no Brasil, como feijão azuki, arroz cateto, soja, couve japonesa, acelga, nabo, pepino, rabanete, batata-doce, inhame e cebolinha. Ufa! Muita coisa! Mas ainda tem mais.

O nosso hábito de consumir chá é um costume também herdado dos nossos amigos da Terra do Sol Nascente. Para a cultura japonesa, bebidas quentes com ervas em infusão representam muito mais que a ingestão dos benefícios das plantas, mas também o fortalecimento de questões emocionais que eles aprenderam com a cultura milenar chinesa.

A influência japonesa perpassa por vários âmbitos da nossa cultura, tanto no esporte, com o judô e o jiu-jitsu, como na espiritualidade e filosofias nipônicas, com o budismo. A rica cultura japonesa está muito mais próxima do Brasil do que muitos imaginam, seja nos jogos, medicina, negócios ou mesmo na moda. O país é símbolo de modernidade, sem abrir mão da valorização cultural que construiu o Japão que podemos ver hoje. Não é à toa que a procura por aulas de japonês online só faz aumentar. Afinal, aprender japonês, idioma de um povo que faz história todo dia, é um grande diferencial.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024