Lifestyle

Como reinventar aquele espaço vazio em casa com um jardim de inverno

Share

Foto: Istock

Sabe aquele espacinho na sua casa que está vazio ou um pouco sem utilidade? Ele pode se tornar um jardim de inverno. Sem a necessidade de você dispor de muito tempo e muita dedicação para a construção de um cantinho que vai fazer toda a diferença no seu lar, o jardim de inverno é a opção perfeita para deixar a casa mais charmosa e ainda trazer mais verde para o ambiente.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Ter plantas no lar pode aumentar a sensação de bem-estar e ainda ajuda a manter o ar menos seco e poluído. Veja, abaixo, dicas para montar o seu jardim de inverno.

Escolhendo o espaço ideal

A primeira coisa que você precisa fazer antes de planejar o restante é encontrar o lugar perfeito. Quanto ao jardim de inverno, por abrigar plantas que não costumam receber tanta luz solar, não é necessário se preocupar se o local recebe muita luz do sol. Isso significa que pode ser um cantinho na sua sala de estar ou de jantar. O que vale é o espaço.

Escolha as plantas ideais para o seu jardim

Existem diversas plantas que se adaptam muito bem com pouca luz solar. Além de darem menos trabalho para cuidar, são plantas que deixam o ambiente mais bonito e colorido.

Você pode escolher entre plantas suculentas e cactos (que demandam, também, menos água). Lírios-da-paz, begônias, espadas-de-são-jorge, samambaias e árvores-da-felicidade também são ótimas escolhas para compor um jardim de inverno bonito e cheio de verde.

Foto: Istock

Preparando a decoração

Diferentemente dos jardins comuns, os jardins de inverno não precisam necessariamente de grama e terra para as plantas. Em vez disso, você pode colocá-las em vasos, principalmente aqueles que são altos, e forrar o chão com pedras brancas ou cascas de pinho.

Também no jardim é possível usar uma parafusadeira e instalar prateleiras para dispor as plantas no ambiente, tanto para um jardim vertical quanto para deixar o espaço melhor aproveitado.

Cuidados básicos

Ainda que seja muito mais simples do que um jardim comum, o jardim de inverno precisa de alguns cuidados básicos. Você deve cuidar das adubações, por exemplo, nos prazos corretos, e regar as plantas sempre que necessário.

Ainda, é importante evitar que o jardim tome muita chuva (caso esteja em um local externo), pois a água em abundância pode danificar as plantas.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024