Lifestyle

Staycation: tendência que valoriza o turismo local

Share

Foto: Divulgação/Istock

Com a pandemia, passamos mais tempo em casa. Os planos para as férias tiveram de ser cancelados, e mesmo passeios corriqueiros, como ir ao cinema ou ao shopping, precisaram ser adiados. Não imaginamos que essa situação duraria tanto tempo, mas lá se vão dois anos de isolamento social e uso de máscara. Aos poucos, retomamos a vida normal, mas o surgimento de novas variantes do coronavírus preocupa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nesse cenário, é possível curtir as férias sem a necessidade de grandes deslocamentos? Sim! O chamado staycation (palavra de origem inglesa; stay = ficar; vacation = férias) é um tipo de férias que podem ser passadas em casa, na cidade onde mora ou em destinos próximos. Esse conceito se tornou bastante popular durante os últimos dois anos, com a população buscando opções de lazer mais seguras, por conta da pandemia.

Não é preciso passaporte ou voos caros para partir rumo a uma aventura. Turistar na cidade onde mora ou nas redondezas pode ser agradável e interessante. E não precisa ser uma cidade turística para que você encontre locais interessantes para visitar. Afinal, cada lugar tem uma história e cultura diferente: culinária, música, dança etc. Portanto, é simples encontrar um museu, uma praça ou até uma biblioteca para visitar.

Muitas pessoas, por conta da rotina de trabalho e estudo, não têm tempo para conhecer a cidade onde moram. Principalmente em grandes centros urbanos, onde algumas regiões são afastadas do centro da cidade e, portanto, das áreas de maior oferta de serviços, nem todos conseguem ir além dos limites do bairro. Às vezes, ao pegar um único ônibus, um novo mundo de possibilidades se abre.

O staycation abrange várias e diferentes atividades. Por exemplo, ir a um evento cultural ou passar um dia visitando museus locais. Passear pelas praças e parques ou se refugiar em algum lugar tranquilo no interior. Almoçar em um restaurante que serve comida típica ou sair para dançar um ritmo local. Ou mesmo não sair de casa, e em vez disso, passar algum tempo de qualidade consigo mesmo ou em família.

Quem pratica o staycation não precisa ter carro próprio para se deslocar. Principalmente se se trata de uma cidade pequena, o transporte público pode levá-lo aonde desejar. Para trajetos maiores, é possível recorrer ao aluguel de veículos seminovos, pois têm um bom custo-benefício.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024