Lifestyle

Apartamento planejado em São Paulo atende a todos, inclusive os pets

Share

Foto: divulgação

Localizado na Av. Angélica, zona oeste de São Paulo, um apartamento é moradia para uma família multiespécie: um casal, três gatos e dois cachorros, sendo um deles deficiente visual. O projeto, do escritório MATÚ Arquitetura, formado pelas arquitetas Gabrieli Azevedo, Fernanda Lins, Ana Pernambuco e Bruna Marchiori, foi feito com o objetivo de mesclar os interesses e as personalidades de todos da família. Com 250 m² o apartamento combina arte, literatura, música e estilo industrial.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Embora o casal dono do apartamento tenha estilos muito diferentes, a união foi feita por meio dos pets que fazem parte da família. Já no primeiro contato os clientes falaram que gostariam de “gatificar” o apartamento, deixando-o mais convidativo para os felinos. Assim as arquitetas conseguiram elaborar um projeto que atendesse a todos tanto em sua funcionalidade quanto na estética.

Foto: divulgação

Uma área social foi criada com a proposta de atender as demandas de cada um: uma estante-playground para os gatos, um sofá baixo e modular para ajudar na acessibilidade dos cachorros, um escritório para o morador trabalhar e tocar guitarra, e um grande banco abaixo da janela para a moradora ter seus momentos de leitura, contemplação e expor algumas peças de arte, de valor afetivo.

Foto: divulgação

No resto do apartamento o direcionamento foi o mesmo. Um dos quartos virou o templo de meditação, leitura e exposição de alguns itens, o outro tinha demandas maiores de armazenamento e adotou de forma mais clara o estilo industrial, enquanto o do casal mistura um pouco de tudo. Nele, o grande tablado não só amarra as demandas de armazenamento e acessibilidade, como também organiza o ambiente de dormir de maneira confortável para toda família permanecer unida, em uma só estrutura, mas cada um com o seu espaço.

O principal desafio do projeto foi transformar o original banheiro de serviço em sauna, em razão das dimensões do espaço, demandas e especificações funcionais para o seu bom funcionamento. O desejo era por uma sauna minimalista e impactante, por isso, uma única linha de revestimentos foi trabalhada tanto para o piso como nas paredes, porém com cores diferentes e complementares em cada trecho da sauna, sem que pesasse esteticamente nesse pequeno ambiente.

Foto: divulgação

Um dos grandes destaques é a estante de prateleiras em serralheria branca na sala. A ideia era conciliar função e design a um equipamento que, normalmente, tem pouco apelo estético. Visto a importância dos animais de estimação na família, as arquitetas tiveram a liberdade para assumir este elemento como uma peça de destaque, com formas e dimensões compatíveis com a escala do apartamento.

A cozinha, por sua vez, foi projetada com uma marcenaria sob medida, de cantos arredondados, pela tentativa de fugir do óbvio e minimizar as quinas, conciliando formas e funções mais diferenciadas.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024