Lifestyle

Festival de luzes a céu aberto no Rio vai até domingo (14.11)

Share

Foto: Francisco Costa

O Ilumina Rio, festival que reúne diferentes formas de arte feitas de luz, sombras e projeções, ocupa a Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, até o dia 14 de novembro. Tudo ao ar livre e com acesso gratuito, em um cenário rodeado por museus, bares, espaços históricos e diversas outras atrações. As fotos da primeira edição do festival ficaram por conta do I Hate Flash, coletivo carioca de produções audiovisuais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Ao longo da praça estão expostas sete obras de uma seleção de artistas, desde nomes experientes, como a aclamada professora Rosa Magalhães, artista plástica e carnavalesca multicampeã, e o designer Muti Randolph, um dos expoentes da arte digital no Brasil, até jovens artistas, como Yhuri Cruz e Agrippina R. Manhattan. “A praça pública tem essa diversidade, então o festival também se constitui dessa forma”, explica o produtor-executivo do Ilumina Rio, Robson Vieira, exaltando a curadoria do evento, a cargo do estúdio DELED.

Foto: Francisco Costa

Segundo Vieira, a ideia do festival nasceu há alguns anos, a partir de eventos semelhantes em cidades como Amsterdã e Madri. Agora, com a ajuda da Urbn, agência especializada em Brand Experience, foi possível colocar o projeto em prática. “Estamos num momento muito difícil para todos e essa foi uma forma de gerar entretenimento às pessoas de forma segura e ao ar livre”, conta o sócio da agência e um dos idealizadores do festival, Júlio Custódio.

“A diversidade do festival é extremamente visível, sem precisar de muito esforço para reconhecer. Uma experiência reflexiva, divertida e curiosa”, aponta Jader Moraes. “Para quem trabalha com arte, é muito bom ver um espaço que realmente engloba as expressões culturais da cidade e preserva toda a representatividade carioca”, comenta Francisco Costa, fotógrafo do I Hate Flash.

Foto: Francisco Costa

As obras do Ilumina Rio continuarão expostas todos os dias, até o próximo domingo, dia 14 de novembro, e a dica é ver o festival durante a noite, quando as luzes se acendem e os trabalhos atingem todo o seu potencial. Durante a semana, a praça estará iluminada até as 22h, enquanto no fim de semana a programação vai até a meia-noite. Para o próximo ano, Custódio conta que já começam a desenhar um festival com ênfase em artistas negros. “Queremos que entre no calendário anual, o Rio precisa disso”, finaliza ele.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024