Lifestyle

Outubro Rosa: por que é tão necessário fazer o acompanhamento por meio de exames?

Share

Foto: Divulgação/iStock

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo há 31 anos de forma extremamente relevante. E não é à toa: o nome, que remete à cor do laço, simboliza, universalmente, a luta contra o câncer de mama e colo de útero.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Iniciado nos Estados Unidos, na década de 1990, esse movimento visa estimular a participação da população nessa luta; empresas e entidades no mundo todo adentram à campanha e investem na informação e conscientização. Uma das maneiras mais comuns de apoio é a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc. A prática é uma forma simples para que o Outubro Rosa tenha uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, possa ser replicada em qualquer lugar, como uma lembrança diária de cuidar da saúde das mamas e do colo do útero.

Estima-se que, por ano, quase 60 mil novos casos da doença ocorram no Brasil, conforme os dados da organização não governamental Outubro Rosa. Os resultados são alarmantes: o câncer de mama é a causa da morte de cerca de 13 mil pessoas por ano.

Eis, portanto, a urgente necessidade de fazer o chamado “autoexame”: o diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura e possibilita que a pessoa leve uma vida com qualidade, mesmo que seja acometida pela doença.

O autoexame salva vidas

Existem algumas formas de se detectar o câncer de mama, mas a mais conhecida é o exame de toque, que consiste em examinar as mamas em busca de irregularidades, como: abaulamentos, irritações, inchaços, vermelhidão, dores, secreções sanguinolentas ou serosas, assim como retração, espessamento e inversão do mamilo ou pele e endurecimento nos nódulos. Essa busca pode ser feita fora de consultórios, realizada pela própria pessoa, sempre que possível.

Tão importante quanto o exame de toque é a realização da mamografia, o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama. O procedimento é um daqueles que precisa estar na rotina anual de exames ginecológicos, e é importante ressaltar que pode e deve ser feito por pessoas que ainda não apresentam os sintomas da doença, mas que se encontram em uma faixa etária de risco ou têm propensão genética.

Vale destacar que a doença atinge também homens cis e mulheres trans – especialmente, os que optam pelo uso de hormônios femininos para o processo de transição –, o que torna importante o autoexame a todos os gêneros.

Dados de pesquisas, como os publicados no periódico Radiology, demonstraram que o exame em pessoas acima dos 40 anos é capaz de reduzir em até 30% o número de mortes provocadas pelo câncer de mama. É por isso que, no Brasil, a recomendação da mamografia é anual para mulheres a partir dos 40 anos de idade, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), mas também pode ser requerida por homens da mesma faixa etária.

É consenso entre os especialistas que a mamografia, associada a exames clínicos das mamas, é a melhor estratégia de prevenção desse tipo de câncer, para evitar que mais pessoas sofram com essa doença, que pode ser tratada precocemente. Nesse sentido, é muito importante para os pacientes contar com uma clínica que realize a mamografia digital e outros exames, além de consultas com médicos especializados na área.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024