Lifestyle

Fácil e prático: a versatilidade dos vinhos em coquetéis e drinks

Share

Foto: Divulgação/iStock

Apesar de a maioria das pessoas beber vinho puro e até harmonizá-lo com alimentos, é possível também utilizá-lo na preparação de drinks e coquetéis. Enquanto o teor alcoólico da vodka gira em torno de 40%, os vinhos, em geral, apresentam uma quantidade de álcool por volta de 13%, tornando os coquetéis mais amenos. Vale a pena mudar a percepção do vinho para incorporá-lo a receitas que compensam.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para os dias de calor, é possível fazer um Coquetel Clericot, por exemplo, que leva vinho branco, uva, maçã picada, rodelas de laranja, abacaxi, kiwi, ameixas frescas e refrigerante de limão – tudo isso adoçado com açúcar. É uma receita típica francesa e ideal para dias quentes.

A Sangria Rosé utiliza o vinho rosé, que compõe com licor de pêssego e suco de pêssego, além de pêssegos em pedaços. Morangos e framboesas dão um toque a mais, junto com o xarope de açúcar para adoçar.

Mimosa é o drink que mistura espumante com suco de laranja e também pode ser apreciado no verão, ideal para acompanhar um brunch nos finais de semana. Já o Bonjour também leva espumante junto a suco de melancia, xarope de menta e xarope de canela.

O Rossini mistura vinho branco frisante com morango e açúcar. O vinho tinto é o principal ingrediente de um coquetel chamado Espanhola, que usa o abacaxi e o leite condensado para dar um toque final. O vinho tinto também pode ser usado em drinks de inverno. O conhecido vinho quente leva vinho tinto suave, cravo-da-índia, canela, cascas de laranja e limão, maçã, pera, água e açúcar.

Um drink de preparo fácil é misturar gim tônica com vinho malbec e gelo. Casca de limão pode ser usada para aromatizar. O Kir, por sua vez, junta vinho branco, que pode ser Chardonnay, Sauvignon Blanc ou Riesling, com creme de cassis. As possibilidades são múltiplas.

Para quem quer aprender mais sobre coquetéis e suas preparações, é possível fazer um curso presencial ou virtual. Há diversas técnicas para o preparo. Com familiaridade com os equipamentos e as modalidades de drinks, é possível explorar esse universo com criatividade. Outra dica é observar o preparo de seus drinks favoritos no balcão do bar, sendo possível tentar replicar em casa. Para os mais inventivos, dá para se basear em receitas conhecidas e inovar com uma troca de frutas que fazem uma função parecida ou tentar a combinação com outros tipos de xaropes.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024