Lifestyle

Como a meditação pode contribuir para melhorar seus treinos

Share

Foto: Divulgação/iStock

O ato de meditar é uma prática antiga e acredita-se que sua origem vem da Índia, sendo propagada nos países vizinhos e em muitas religiões do mundo todo. A palavra meditar é originária do latim meditare, cujo significado é ”voltar-se para o centro, no sentido de desligar-se do mundo exterior” e “voltar a atenção para dentro de si”, ou seja, desconectar-se do mundo externo e ficar atento ao interior do ser. No sânscrito, idioma das escrituras clássicas das religiões surgidas no Nepal e na Índia, é conhecida como dhyana, pois se atinge através de exercícios denominados “dharana” – concentração.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Contribuindo no aumento do foco e da concentração, além de melhorar o estresse e resultar em um maior controle da pressão arterial e frequência cardíaca, por exemplo, a meditação tem se mostrado muito eficaz tanto para a saúde mental quanto física das pessoas, refletindo também diretamente nos resultados de quem pratica esportes e demais atividades físicas. O médico esportivo Fábio Peralta, em entrevista ao “Eu Atleta”, do portal GE, ressalta que a prática meditativa relaciona-se com a melhoria de quadros de depressão, ansiedade e dores físicas.

“A meditação melhora o padrão de sono, aumenta o poder de concentração e de relaxamento. Por tudo isso, é uma técnica muito utilizada por atletas, principalmente os de alto rendimento. O componente mental faz muita diferença quando o nível físico e técnico é muito alto, e os competidores se preparam para isso”, explica Peralta.

Um exemplo recente disso foi a declaração do skatista brasileiro Pedro Quintas, oitavo lugar na final olímpica do Skate Park, em Tóquio. Depois da última volta da sua bateria, o skatista disse “Fiz o meu melhor nesses últimos dias. Para essa última, sentei, foquei, fiz minha meditação e falei ‘é agora ou é agora’”.

Existem inúmeros e crescentes estudos científicos sobre os efeitos positivos da meditação sobre a saúde como um todo, que acontecem com a prática e o passar do tempo, seja  um dia, um mês ou um ano.

A rosca direta, assim como supino reto com barra, agachamento livre e levantamento terra, são considerados exercícios clássicos nos treinos de musculação, e estão na rotina tanto de atletas iniciantes, como avançados. Eles requerem muita concentração e disciplina do praticante, que pode conquistar, com a prática da meditação diária, mesmo que por alguns minutos, a mudança da sua percepção pessoal e do mundo, garantindo bem-estar físico e mental.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024