Lifestyle

Praticar atividade física ao ar livre é um hábito altamente benéfico

Share

FOTO: Divulgação/iStock

Foi difícil manter-se ativo durante a pandemia de Covid-19. Por causa das medidas de restrição contra o novo coronavírus, as academias e os centros de treinamento tiveram de fechar as portas por tempo indeterminado, e os alunos precisaram adaptar a rotina de exercícios para o chamado “novo normal”. Até os atletas olímpicos tiveram de criar maneiras de se preparar para a competição mais importante de suas vidas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Esse cenário impactou a saúde física e mental da população. A falta de atividade física pode levar ao aparecimento de diversas doenças crônicas, como a obesidade, além de agravar os transtornos mentais, principalmente a ansiedade e a depressão. Dados de uma pesquisa feita pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, durante a pandemia, mostram que o sedentarismo esteve associado ao aparecimento de diversos malefícios, como aumento dos níveis de insulina e triglicérides.

Com o avanço da imunização, aos poucos, a população tem retomado a velha rotina. Embora muitas pessoas ainda tenham receio de voltar à academia, por causa do risco de contágio, existe uma alternativa igualmente eficiente e mais agradável: a prática de exercícios ao ar livre. Depois de tanto tempo em quarentena, entrar em contato com a natureza pode ser relaxante e prazeroso.

Existem diversas atividades que podem ser feitas ao ar livre – desde as mais comuns, como caminhada, corrida e andar de bicicleta, até as menos óbvias, como parkour, escalada e airsoft. Não existe fórmula mágica, e o importante é colocar-se em movimento. Aliás, os benefícios são muitos. Além de evitar o sedentarismo, fazer atividade física cercado pela natureza melhora o humor e até reduz o estresse, contribuindo para a saúde física e mental.

Além disso, aproveitar o ar puro e o sol é sempre algo que melhora o nosso dia. Agora que aprendemos a evitar lugares fechados e sem ventilação, praticar esportes em praças, parques e quadras abertas é uma ótima maneira de se proteger e proteger os demais. Ainda não sabemos quando a pandemia vai acabar, então o ideal é continuar mantendo os mesmos hábitos, como o distanciamento social. Ainda assim, dá para interagir com os outros. Uma partida de tênis, por exemplo, exige o mínimo de contato.

Os benefícios da atividade física já são conhecidos, mas, quando ela é feita ao ar livre, pode se tornar ainda melhor. Manter-se ativo é vital quando se trata de melhorar sua saúde, tanto física, quanto mental. O contato com a natureza deixa a rotina de exercícios ainda mais prazerosa.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024