Apesar das temperaturas mais amenas, as refeições harmonizam super bem com bebidas mais leves. É possível adaptar diferentes tipos de menu para o paladar brando, sem perder o toque de complexidade.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Pensando nisso, quatro influencers compartilham receitas suaves e deliciosas para quem pretender curtir um momento regado a bons drinks. Veja a seguir!
Carol Toledo – Foto: Divulgação
Carol Toledo
Eu adoro apreciar o Lillet Vive, um drink que pode ser bebido puro ou ser feito de base para outras composições. É feito a partir de vinho branco, frutas maceradas e um toque de hortelã. O sabor é refrescante, mas complexo, é maravilhoso para acompanhar boas comemorações.
Receita
– Cubos de Gelo
– 50 ml de Lillet
– 10 ml de água tônica
– 4 morangos fatiados
– 2 fatias de pepino
– Folhas de hortelã
Adicione os ingredientes na taça, misture com uma colher e aproveite.
Gabi Becker – Foto: Divulgação
Gabi Becker
A caipirinha da mineirinha é um drink que amo, é bem diferente e superbrasileiro, adoro para refrescar e para acompanhar petiscos. Na receita tem rapadura, o que permite um toque exótico e único para a bebida, o sabor é surreal e recomendo muito.
Receita
– ½ limão taiti
– ½ limão siciliano
– 1 colher de sopa de rapadura
– 1 dose de cachaça
– Gelo
Coloque os limões em um copo alto e amasse com a rapadura para criar um caldo. Coloque gelo até a borda do copo, finalize com lascas de rapadura para decorar e sirva.
Marcela Nardez – Foto: Divulgação
Marcela Nardez
O drink que mais amo é um clássico reinventado, aprendi com o mixólogo do Fasano Angra dos Reis e até hoje gosto de fazer para apreciar junto com a refeição. O Apple Martini é doce, frutado e acompanha super bem os pratos mais frescos.
Receita
– 30 ml de vodca
– 25 ml de Cointreau
– 25 ml licor de maçã
– 10ml Peachthree de laranja
Bata tudo na coqueteleira, adicione o frozen de gelo e pode servir.
Paula Manosso – Foto: Divulgação
Paula Manosso Gasques
Este drink é um dos meus favoritos porque é leve e ao mesmo tempo muito saboroso. O kombucha dá um toque especial e ao ser misturado com o Pisco, bebida tradicional do Peru e do Chile, garante um sabor doce e agradável.
Receita
– 1 taça cheia de gelo
– 30 ml de Pisco
– Polpa de 1 maracujá doce
– 1 kombucha sabor maracujá
– Folhinhas de hortelã
– Anis estrelado
Coloque em um copo as pedras de gelo e adicione os 30 ml de Pisco e o kombucha. Logo em seguida, coloque a polpa de maracujá e misture um pouco. Finalize com as folhinhas de hortelã e o anis estrelado.
Caso você opte por outros drinks, conheça os tipos ideais de taça para cada bebida e os motivos de tal escolha. A tradutora do livro “O Savoir-Vivre É Um Jogo”, Silvana Zanon, nos conta um pouquinho mais sobre cada uma:
Taça para vinhos da Alsácia – É uma taça de haste longa, em geral verde e destinada aos vinhos brancos da Alsácia.
Taça para vinhos da Borgonha – A taça para vinhos da Borgonha tem a borda larga para assegurar uma máxima oxigenação do vinho.
Taça para vinhos de Bordeaux – Esta taça tem um leve formato de tulipa para favorecer a concentração dos aromas.
Taça para licor – Tem um formato pequeno que permite a degustação do licor com forte teor alcóolico.
Taça para conhaque – Esta taça tem a haste curta, seu bojo arredondado permite aquecer o conhaque e a borda mais fechada permite conservar o aroma.
Taça para vinhos do Porto – é uma pequena taça utilizada para vinhos do Porto e vinhos licorosos (de sobremesa).
Taça para água – É sempre maior, mais alta e mais larga que as taças de vinho tinto e vinho branco.
Taça para espumantes – É uma taça para servir champagne e crémant. O crémant é um espumante produzido em oito regiões na França. As três mais conhecidas são Alsácia, Bourdeaux e Borgonha.