Lifestyle

Exercícios e meditação podem ser tornar aliados no combate à ansiedade

Share

Foto: Divulgação

A ansiedade, que já avançava bastante como fator de preocupação para a saúde mental de muitos, alcançou índices ainda maiores durante a pandemia. A tensão e o desconforto causados pelo sentimento de ansiedade podem ser controlados de muitas formas. Atividades relaxantes como a leitura, o ioga e a meditação têm ganhado mais adeptos durante a quarentena. Essas atividades podem contrabalancear sintomas que podem surgir com a ansiedade, como inquietação, alteração do sono, tensão muscular e dificuldade de concentração.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A ansiedade não é necessariamente um problema. É normal que as pessoas se sintam ansiosas em resposta a determinadas situações. Ocorre uma disfunção quando os sintomas se tornam desproporcionais ao que é enfrentado. Sinais de alerta ocorrem quando a duração e a intensidade dos sintomas trazem danos à vida de quem sofre com esses sintomas. Mas é possível aliviar as manifestações de ansiedade com outras atividades.

O exercício físico, de maneira geral, ajuda a aliviar a ansiedade com a liberação de endorfina pelo organismo. Há uma sensação de bem-estar que ajuda a combater os sintomas da ansiedade. As opções são muitas: uma caminhada ou corrida ao ar livre, por exemplo, pode trazer benefícios não somente para o corpo, mas também para a mente de quem pratica. É importante encontrar uma atividade física que seja prazerosa, para que a pessoa se sinta motivada a praticá-la.

Na onda das aulas em vídeo, muitos iniciaram atividades físicas em casa. Há numerosos vídeos disponíveis no YouTube com aulas de tudo quanto é tipo. A dança pode ser terapêutica, além de ser uma atividade divertida. É a possibilidade também de se abrir para novas formas de se exercitar e aprender a dançar novos ritmos. O ioga trabalha a postura, a flexibilidade, o fortalecimento do corpo e a respiração, podendo se tornar um grande aliado para garantir a saúde mental. Há linhas de ioga para todos os gostos, como o Hatha, o Ashtanga e o Vinyasa.

Já a meditação traz a pessoa para o aqui e agora, ajudando na concentração e na tranquilidade. Com todas as novas demandas em casa causadas pela pandemia, muitos modificaram os cômodos para se adaptar às novas atividades. Se o quarto ou a sala viraram home office, outros também criaram um cantinho da meditação, usando um tapete próprio para a prática. É possível engajar em meditações ativas ou passivas. É possível experimentar diversas práticas e entender como o corpo e a mente reagem a elas para escolher as mais adequadas para cada indivíduo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024