Top

Exercícios e meditação podem ser tornar aliados no combate à ansiedade

Foto: Divulgação

A ansiedade, que já avançava bastante como fator de preocupação para a saúde mental de muitos, alcançou índices ainda maiores durante a pandemia. A tensão e o desconforto causados pelo sentimento de ansiedade podem ser controlados de muitas formas. Atividades relaxantes como a leitura, o ioga e a meditação têm ganhado mais adeptos durante a quarentena. Essas atividades podem contrabalancear sintomas que podem surgir com a ansiedade, como inquietação, alteração do sono, tensão muscular e dificuldade de concentração.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A ansiedade não é necessariamente um problema. É normal que as pessoas se sintam ansiosas em resposta a determinadas situações. Ocorre uma disfunção quando os sintomas se tornam desproporcionais ao que é enfrentado. Sinais de alerta ocorrem quando a duração e a intensidade dos sintomas trazem danos à vida de quem sofre com esses sintomas. Mas é possível aliviar as manifestações de ansiedade com outras atividades.

O exercício físico, de maneira geral, ajuda a aliviar a ansiedade com a liberação de endorfina pelo organismo. Há uma sensação de bem-estar que ajuda a combater os sintomas da ansiedade. As opções são muitas: uma caminhada ou corrida ao ar livre, por exemplo, pode trazer benefícios não somente para o corpo, mas também para a mente de quem pratica. É importante encontrar uma atividade física que seja prazerosa, para que a pessoa se sinta motivada a praticá-la.

Na onda das aulas em vídeo, muitos iniciaram atividades físicas em casa. Há numerosos vídeos disponíveis no YouTube com aulas de tudo quanto é tipo. A dança pode ser terapêutica, além de ser uma atividade divertida. É a possibilidade também de se abrir para novas formas de se exercitar e aprender a dançar novos ritmos. O ioga trabalha a postura, a flexibilidade, o fortalecimento do corpo e a respiração, podendo se tornar um grande aliado para garantir a saúde mental. Há linhas de ioga para todos os gostos, como o Hatha, o Ashtanga e o Vinyasa.

Já a meditação traz a pessoa para o aqui e agora, ajudando na concentração e na tranquilidade. Com todas as novas demandas em casa causadas pela pandemia, muitos modificaram os cômodos para se adaptar às novas atividades. Se o quarto ou a sala viraram home office, outros também criaram um cantinho da meditação, usando um tapete próprio para a prática. É possível engajar em meditações ativas ou passivas. É possível experimentar diversas práticas e entender como o corpo e a mente reagem a elas para escolher as mais adequadas para cada indivíduo.

Mais de Lifestyle