Lifestyle

Saiba mais sobre o exercício aeróbico em jejum, o AEJ

Share

Bruna Cutait – Foto: Reprodução/Instagram/@brunacutaitnutri

Você já deve ter ouvido falar que fazer exercício aeróbico em jejum (AEJ) virou febre por aí, né? Mas será que a prática dessa forma traz benefícios para a queima calórica e para a saúde? Para responder essa e outras dúvidas sobre o tema, convidamos a nutricionista Bruna Cutait, parceira do Jab House, studio especializado em boxe, um dos exercícios de cardio mais praticados hoje em dia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Cardio em jejum queima mais calorias?

Sim! O corpo precisa de energia para se exercitar e a fonte principal são as reservas de glicogênio. Depois de um jejum, esse estoque é reduzido. Com menos energia desse carboidrato disponível, o corpo responde queimando gorduras. Todo esse processo exige mais esforço metabólico, aumentando ainda mais a sua queima.

Há desvantagens?

Sim, o treino em jejum não é uma fórmula mágica. Além da gordura, o organismo também pode usar a massa muscular como fonte de energia. Mas existe um truque para isso: você pode diluir 1 colher (chá) de óleo de coco ou TCM (triglicérides de cadeia média) em um café ou chá – é um tipo de gordura que não quebra o estado de jejum, segura massa muscular, aumenta foco e performance durante seu treino.

Isso não vai contra a orientação de se alimentar antes de praticar atividade física?

Vai depender do seu objetivo, ambos têm prós e contras. O jejum estimula mais queima de gordura, mas pode degradar a massa muscular. Comendo antes do treino, você acaba favorecendo a hipertrofia muscular, que também acelera seu metabolismo, mas não queima a gordura tão rápido.

Quais cuidados devem ser tomados?

O ideal é fazer em dias alternados, de preferência com orientação de profissional, evitando treinos de longa duração. Não se esqueça de garantir a hidratação antes, durante e depois do seu treino!

Qualquer pessoa pode fazer cardio em jejum?

O AEJ não é para todo mundo, fique atento se você tiver pressão muito baixa ou quadros de hipoglicemia, pois os mesmos podem causar enjoos, tonturas, mal-estar, desmaios e diminuir a capacidade de praticar exercícios intensos. Em caso de aparecimento de algum desses sintomas, pare o exercício imediatamente. A prática é contraindicada para gestantes, crianças e para qualquer suspeita de transtorno alimentar.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024