Lifestyle

Por que Portugal é um bom destino para intercambistas?

Share

Foto: Divulgação

Você já pensou em fazer intercâmbio alguma vez? Bem, a prática aqui no Brasil é muitas vezes vista como luxuosa, uma vez que necessita de um grande investimento para que possa acontecer, seja pela própria viagem e vida no país de destino, seja pelo pagamento da educação que será adquirida.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No entanto, apesar da fama, o tão sonhado intercâmbio pode acontecer de diversas maneiras e muitas delas podem ser mais baratas do que você pensa. Isso porque muitos países oferecem bolsas de estudo gratuitas para o valor da mensalidade e, dependendo do programa, há desconto até mesmo na estadia e na passagem de ida e volta. Uma exemplificação disso está no aumento do número de estudantes brasileiros interessados no visto de Portugal, por exemplo, que teve um crescimento de 18% em relação ao último ano letivo (2019/2020), de acordo com dados levantados pelo jornal O Globo.

O país costuma ser bastante cotado para intercâmbios por promover aos brasileiros algumas facilidades, uma vez que não necessita de visto, tem o mesmo idioma, um clima ameno e fica dentro da Europa, o que permite o acesso aos demais países do continente. Mas o principal motivo costuma estar relacionado às bolsas de estudo para o ensino superior: além de ter excelência em diversos cursos com reconhecimento mundial, o país também tem vários programas de bolsa gratuitos para os brasileiros, e vale dizer que muitos deles cobrem os gastos do estudante e com a viagem.

Para conseguir uma bolsa em Portugal, há três maneiras mais eficientes: por necessidade, quando a renda máxima do candidato não consegue suprir o pagamento para que o estudo seja realizado, por mérito, quando o estudante prova um nível acadêmico avançado, ou por perfil – este último mais relacionado às exigências da própria universidade para a qual o estudante brasileiro deseja aplicar.

Entre as dicas para concorrer à bolsa estão ter um aproveitamento mínimo de 70% no histórico escolar (seja em ensino médio ou ensino superior), dominar pelo menos mais um idioma além do português – que é testado com exame de proficiência – e ter um currículo bem apresentado. Vale dizer que as parcerias para intercâmbio normalmente são feitas com universidades brasileiras, então é válido pesquisar nas próprias instituições de ensino superior do Brasil.

É importante destacar que, apesar das dicas, cada universidade brasileira possui um regulamento diferente, assim como as universidades portuguesas. Sendo um país que oferece muitas possibilidades, é preciso ter calma antes de já sair comprando as passagens para Portugal.

E as possibilidades são tantas que até mesmo quem presta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também pode usar a nota da prova para estudar no país de graça. As exigências são que o candidato não tenha cidadania europeia e que não deseje cursar medicina – as universidades portuguesas não abrem vagas a alunos estrangeiros para o curso de medicina.

Os estudantes com melhor desempenho no Enem têm direito à bolsa de estudo ou ao menos uma ajuda de custo, caso queiram seguir com o processo em Portugal. Ao todo, são mais de 30 instituições de ensino que adotam o Enem como processo seletivo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024