Top

Por que Portugal é um bom destino para intercambistas?

Foto: Divulgação

Você já pensou em fazer intercâmbio alguma vez? Bem, a prática aqui no Brasil é muitas vezes vista como luxuosa, uma vez que necessita de um grande investimento para que possa acontecer, seja pela própria viagem e vida no país de destino, seja pelo pagamento da educação que será adquirida.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No entanto, apesar da fama, o tão sonhado intercâmbio pode acontecer de diversas maneiras e muitas delas podem ser mais baratas do que você pensa. Isso porque muitos países oferecem bolsas de estudo gratuitas para o valor da mensalidade e, dependendo do programa, há desconto até mesmo na estadia e na passagem de ida e volta. Uma exemplificação disso está no aumento do número de estudantes brasileiros interessados no visto de Portugal, por exemplo, que teve um crescimento de 18% em relação ao último ano letivo (2019/2020), de acordo com dados levantados pelo jornal O Globo.

O país costuma ser bastante cotado para intercâmbios por promover aos brasileiros algumas facilidades, uma vez que não necessita de visto, tem o mesmo idioma, um clima ameno e fica dentro da Europa, o que permite o acesso aos demais países do continente. Mas o principal motivo costuma estar relacionado às bolsas de estudo para o ensino superior: além de ter excelência em diversos cursos com reconhecimento mundial, o país também tem vários programas de bolsa gratuitos para os brasileiros, e vale dizer que muitos deles cobrem os gastos do estudante e com a viagem.

Para conseguir uma bolsa em Portugal, há três maneiras mais eficientes: por necessidade, quando a renda máxima do candidato não consegue suprir o pagamento para que o estudo seja realizado, por mérito, quando o estudante prova um nível acadêmico avançado, ou por perfil – este último mais relacionado às exigências da própria universidade para a qual o estudante brasileiro deseja aplicar.

Entre as dicas para concorrer à bolsa estão ter um aproveitamento mínimo de 70% no histórico escolar (seja em ensino médio ou ensino superior), dominar pelo menos mais um idioma além do português – que é testado com exame de proficiência – e ter um currículo bem apresentado. Vale dizer que as parcerias para intercâmbio normalmente são feitas com universidades brasileiras, então é válido pesquisar nas próprias instituições de ensino superior do Brasil.

É importante destacar que, apesar das dicas, cada universidade brasileira possui um regulamento diferente, assim como as universidades portuguesas. Sendo um país que oferece muitas possibilidades, é preciso ter calma antes de já sair comprando as passagens para Portugal.

E as possibilidades são tantas que até mesmo quem presta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também pode usar a nota da prova para estudar no país de graça. As exigências são que o candidato não tenha cidadania europeia e que não deseje cursar medicina – as universidades portuguesas não abrem vagas a alunos estrangeiros para o curso de medicina.

Os estudantes com melhor desempenho no Enem têm direito à bolsa de estudo ou ao menos uma ajuda de custo, caso queiram seguir com o processo em Portugal. Ao todo, são mais de 30 instituições de ensino que adotam o Enem como processo seletivo.

Mais de Lifestyle