Foto: Divulgação/Ryo Gastronomia
Idealizado no ano de 1900 por André Michelin, na França, o Guia Michelin é uma das classificações mais importantes no universo gastronômico. Presente em 26 países e em quatro continentes, é o sonho de muitos donos de restaurantes do mundo inteiro conquistar a tão sonhada estrela Michelin.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
O guia é composto por três estrelas, sendo o máximo que um restaurante pode atingir na classificação, transformando-o em uma cozinha de luxo e sem defeitos. Todos os anos é avaliado se os restaurantes cumprem os critérios para receber a premiação. Uma estrela já significa muito, tendo em vista que os critérios de avaliação são verificados minuciosamente e os restaurantes não são avisados previamente quando um avaliador irá visitá-los.
Neste ano, o Guia Michelin anunciou em setembro, por meio de uma cerimônia online, os ganhadores das estrelas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com duas estrelas, dois novos restaurantes entraram para a famigerada lista: o Ryo (SP) e o Oteque (RJ). Conheça as principais características dos dois novos premiados no Michelin.
Ryo
O Ryo Gastronomia é um restaurante de comida japonesa localizado no Itaim Bibi, Zona Oeste de São Paulo. Um dos principais diferenciais do Ryo é que o sushiman, Edson Yamashita, atende apenas oito pessoas por vez no balcão, e o banquete traz uma seleção de sashimis e sushis, juntamente com iguarias.
No momento, devido à pandemia, o restaurante está operando apenas por delivery, entregando caixas de sushis e sashimis. A caixa mais barata vem com nove peças e sai por R$ 150.
Oteque
O Restaurante Oteque está localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, e é comandado pelo chef paranaense Alberto Landgraf. De acordo com a análise Michelin, o restaurante serve uma culinária moderna e seus pratos de degustação variam diariamente.
No entanto, o ponto forte da casa são os pescados – retirados de um aquário no próprio restaurante. Um menu focado nos pescados, com oito etapas, por exemplo, custa cerca de R$ 440.
Outros restaurantes brasileiros também estão presentes no Guia Michelin
Além do Ryo e do Oteque, o Guia conta com outros dois restaurantes brasileiros que já faziam parte e se mantiveram na classificação: o D.O.M, localizado nos Jardins, em São Paulo, que é comandado pelo chef Alex Atala, e o Oro, do chef Felipe Bronze, que fica no Leblon, no Rio de Janeiro.
Com as duas estrelas Michelin, conclui-se que esses quatro restaurantes possuem excelência na culinária, proporcionando experiências únicas que merecem fazer parte de um roteiro de turismo, especialmente, para os amantes de gastronomia ao redor do mundo.