Lifestyle

Flores e plantas na decoração: saiba como cuidar corretamente no inverno

Share

Foto: Divulgação

Manter plantas em casa é uma excelente maneira de deixar o ambiente mais aconchegante, decorado e colorido, além de melhorar a qualidade do ar. Durante este período de isolamento social, muitas pessoas têm aproveitado para driblar a rotina de trabalho, estudos e tarefas domésticas para se distrair, e passaram a explorar novas atividades e hobbies, como o cultivo de algumas espécies de plantas e flores, para relaxar, preservar a saúde mental e passar o tempo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Seja iniciante ou já adepto aos processos de cuidados com as plantas ornamentais, a chegada do inverno, muitas vezes, pode representar uma preocupação. Isso porque, durante a estação mais gelada do ano, que começou no último dia 20 e vai até o dia 22 de setembro, é necessário se atentar a alguns detalhes e entender as necessidades de cada espécie.

Entretanto, a estação também proporciona paisagens, vasos, minijardins e hortas saudáveis, coloridas e bonitas – basta escolher as espécies que se adaptam melhor a baixas temperaturas e ambientes internos. Optar por plantinhas que não necessitam de muita luz solar ou regas frequentes para sobreviver e prestar atenção aos cuidados com o solo são algumas recomendações.

Vale ressaltar que, especialmente durante os dias mais gélidos, é importante acompanhar o desenvolvimento das plantas e flores, checar a umidade da terra e observar os aspectos e as reações, como mudanças na coloração das folhagens. Assim, é possível perceber se estão se adaptando bem ao local e a frequência ideal de regas, tornando a manutenção mais segura e fácil.

Conheça as espécies que você encontra facilmente em uma floricultura online ou física  que sobrevivem dentro de casa, com sombra ou meia-sombra, e florescem mesmo em dias frios.

  1. Orquídeas

Cuidar de orquídeas é relativamente simples. Basta adubá-las mensalmente com a substância própria para sua espécie, não deixá-las expostas diretamente ao sol e, durante o inverno, sua terra deve ser regada quinzenalmente, até encharcar e escorrer.

 

  1. Lírio-da-paz

Além de se adaptar facilmente à sombra, as regas ao lírio-da-paz são feitas de tempos em tempos, verificando o nível de umidade da terra.

 

  1. Marantas

As marantas devem ser regadas em dias intercalados com pouca água e o ideal é que a exposição aos raios solares seja feita somente pela parte da manhã, enquanto não estão tão fortes.

 

  1. Tulipa

É uma ótima opção para o paisagismo de ambientes internos, pois se dá bem em lugares com sombra, e o segredo para cultivá-las é colocar todos os dias uma ou duas pedras de gelo em sua terra.

 

  1. Jasmim-de-inverno

Conhecido pelos seus belíssimos tons vermelhos, este tipo de trepadeira se desenvolve rapidamente e é resistente ao inverno. A rega é feita de três a quatro vezes por semana diretamente no solo e a poda deve ser realizada periodicamente.

 

  1. Cravo

Por ser uma espécie naturalmente encontrada em lugares frios, o cravo também atinge o auge do seu crescimento no inverno. Por isso, não precisa da incidência direta da luz do sol. Sua terra deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada.

 

  1. Camélia

A camélia floresce em todas as estações, em todos os meses do ano, mas é no inverno que sua beleza se destaca: ela nasce com duas cores, ficando ainda mais bonita. Deve estar sempre próxima a janelas para receber raios solares de forma indireta e a rega pode ser feita duas vezes por semana.

 

  1. Gardênia

À primeira vista, a gardênia pode parecer uma planta frágil, mas resiste muito bem ao inverno se posicionada em lugares com meia-luz. A rega ideal é de três a quatro vezes por semana. Também é importante observar a tonalidade das suas folhas: o verde-escuro significa que estão saudáveis.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024