German Di Cesare – Foto: Divulgação
A Trivento Bodegas y Vinedos traz ao mercado um projeto ousado e inédito – o primeiro White Malbec feito com a uva Malbec, e que propõe, de forma inovadora, uma nova experiência com a mais emblemática cepa argentina.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
“O desafio da nossa equipe de vinificação era elaborar um vinho branco atraente e frutado, feito de uma variedade vermelha, um blanc de noir”, diz o enólogo German di Cesare.
White Malbec
O caráter raro e inusitado de White Malbec já se revela desde a colheita: nos primeiros dias de fevereiro, Di Cesare acorda cedo para colher manualmente as uvas da cepa Malbec provenientes dos Vales de Luján de Cuyo e Vale de Uco.
As uvas são colhidas precocemente – para manter sua acidez natural – e com as mãos, para mantê-las inteiras, antes de serem levemente prensadas, e fermentadas sem maceração, separando-se a casca do mosto, no que resulta em levíssima coloração.
Maturação
Depois de uma fermentação a dez graus por duas semanas, mais quatro meses para engarrafar e um mês para colocar o rótulo, finalmente é apresentada a obra final de Di Cesare e da Trivento Bodegas y Vinedos – o primeiro White Malbec elaborado no mundo do vinho – curiosamente chamado de “a alma nua da Malbec, a mais cultuada cepa argentina”.
O método resulta em um vinho de coloração salmão pálido, com aromas de cereja, framboesa e maçã verde, e acidez marcante em boca.
Esse novo estilo de vinho da variedade Malbec casa bem com peixes grelhados e saladas, o que lhe coloca em posição vantajosa em países de clima quente e tropical como o nosso, onde praticamente é verão o ano inteiro. Um vinho leve, fresco, elegante e fácil de beber, com personalidade e caráter marcante.
Ficha técnica do Trivento Reserve White Malbec
Origem da uva: Valle de Uco e Luján de Cuyo, Mendoza.
Colheita manual a partir da primeira semana de fevereiro.
Vinificação: leve prensagem, fermentação alcóolica em tanques de aço inoxidável por um período de 15 dias, a 10o.
Teor de álcool: 12% Vol (20o C).
Acidez Total: 6,82 g / l.
Açúcar residual: 5, 25 g/ l.
Cor: reflexos pálidos da cor salmão.
Nariz: notas frutadas, com predominância de aromas de frutas vermelhas maduras, como cereja, framboesa, frutas vermelhas e maçã verde.
Boca: Paladar fresco e fluído, estrutura média e fácil de beber, taninos doces e final longo.