Por Miriam Spritzer
Em tempos de quarentena e isolamento social, estabelecer uma rotina de atividade física e dentro de casa é um grande desafio. Além do fato de estarmos presos em casa, muitas vezes com espaço limitado, há também uma grande ansiedade gerada pelas notícias de crise mundo afora e o constante barulho das redes sociais. Com isso em mente, o bailarino da Cisne Negro Cia de Dança Willian Gasparo criou uma solução interessante.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Formado pela Premananda Yoga School e membro da Intenational Yoga Alliance, Gasparo percebeu que o ioga é uma forte ferramenta para este momento de incertezas, pois permite não só movimentar o corpo em um espaço limitado como também trabalhar a mente para relaxar e se desligar das preocupações por um momento. Por isso, criou um formato de aula em lives diárias no seu Instagram que combinam movimentos de dança com as práticas de ioga.
São em torno de 20 aulas online por semana e o bailarino tem conquistado um público impressionante, desde praticantes assíduos e novos fãs (muitos deles sedentários) até mesmo algumas celebridades como Maitê Proença, que já chamou Gasparo para aulas em suas redes sociais.
O Site RG conversou com o bailarino que nos contou tudo deste projeto incrível:
Como você chegou nesta metodologia de ioga com movimentos da dança?
Eu sou bailarino profissional há mais de 13 anos e busquei a ioga para potencializar meu rendimento nas apresentações, já que ele une exercícios de respiração com o físico. E a grande supresa para mim foi que há uma grande parte de exercício mental, que é o que guia a prática diária. Isso me fez descobrir muito e aprendi a lidar com limitações que eu, como atleta, jamais pensei que teria. Só dança pratico seis horas diária apenas para manter a técnica. Quem diria que eu precisaria de mais exercício? Ioga é uma prática muito generosa e a dança é uma pratica que, apesar de linda, exige muita disciplina e plasticidade. Então, ao juntar o conhecimento de ambas consigo entregar uma prática de ioga divertida.
Como surgiu a ideia de aulas online?
Eu faço parte do projeto Mude um Hábito, em parceria com a Unimed, que oferece aulas livres e gratuitas aos domingos nos parques de São Paulo, como o Ibirapuera, Vila Lobos, do Povo e Aclimação. São aulas superconcorridas, para ter ideia, as de domingo chegam a ter 200 pessoas. Assim que iniciou a quarentena, vários alunos que frequentavam as aulas dos parques me escreveram e pediram muito que não parássemos. E como já estava me adaptando ao formato da internet para aulas particulares, resolvi testar este formato aberto. E o retorno foi muito positivo.
A aula tem algum nível? Alguém que não tem experiência ou nunca fez aula consegue acompanhar?
Sim, é uma aula para todos os níveis. Tenho alunos desde crianças e até senhorinhas de idade, todos trancados em casa. A ideia é que cada um pratique dentro de seu limite, com segurança e muito prazer. Quero que o aluno sinta-se à vontade e não se frustre. O que mostro é a necessidade do exercício físico e a importância da sanidade mental. Os movimentos exercitam o corpo e ligados à respiração, praticas de relaxamento e coordenação, ativam o cérebro, aumentam a serotonina no corpo, e ajudam a lidar com esse período de tensão e medos que todos nós enfrentamos.
Qual o maior desafio de dar a aula em frente às câmeras?
Pode parecer incoerente, pois sou um artista de palco, mas sou tímido e confesso que no começo foi um desafio, pois ainda encaro cada aula ao vivo como um espetáculo, onde coreografia, cenografia e musica estão em harmonia e o público, os alunos, felizes.
Para quem não conhece, mas tem curiosidade de fazer as suas aulas, como elas funcionam?
Cada aula dura em média 60 minutos, onde fazemos diferentes posturas e exercícios de respiração. Mas admito, algumas vezes passamos um pouco do tempo permitido pelo Instangram e acabo voltando para uma grand finale: uma sessão de relaxamento por meditação – o que não abro mão, pois estamos precisando muito neste momento.
As aulas de Willian Gasparo acontecem diariamente às 11h e às 18h, no perfil dele, @willian.gasparo, e eventualmente no @mahakarmayogabrasil.