Categories: Lifestyle

Chef paraense Thiago Castanho lança série “Sabores da Floresta”

Share

Estreia em 24 de janeiro, às 21h, no canal Futura, “Sabores da Floresta”, a primeira série documental gastronômica totalmente produzida no Norte do Brasil. Apresentada pelo chef paraense Thiago Castanho, a série contempla a riqueza da culinária da região amazônica indo direto às suas origens.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Na primeira temporada, a produção percorreu 12 municípios no Pará e no Amazonas, com mais de 30 profissionais envolvidos. Os 13 episódios de “Sabores da Floresta” foram produzidos pela Marahu Filmes, produtora paraense, com direção de Fernando Segtowick. A cada semana, o programa mergulha nas histórias de ingredientes como cupuaçu, açaí, tucupi, acari, tucumã em feiras, mercados, rios e na floresta, sempre descobrindo novos olhares e modos de preparo de produtos já tão conhecidos pelos habitantes.

Em sua jornada, Castanho explora os métodos e tradições de pequenos produtores, apresenta as habituais versões de pratos das localidades que visita e cozinha receitas tradicionais com os moradores locais. Ao final de cada episódio, na casa da família Castanho, em Belém do Pará, o chef recebe um convidado para juntos cozinharem um prato com o ingrediente do dia.

Entre os convidados estão o chef André Mifano, no episódio das ostras, a chef Mara Salles, falando de farinha, o irmão de Thiago, também chef, Felipe Castanho, e o pai da família, seu Chicão, nos episódios do tucupi e acari, respectivamente.

“Desde a primeira reunião entre a produtora e o Thiago Castanho, ficou muito claro que queríamos unir os formatos de programas de gastronomia e viagens, porque a maioria dos ingredientes ficam nos interiores da região amazônica, em lugares onde muitas pessoas não tem acesso ou até mesmo não conhecem”, explica Segtowick, diretor e um dos criadores da série. Para Clarissa Zappe, diretora de gastronomia da série, o projeto “foi um grande desafio, mas também o maior presente! Além de dirigir um programa lindo, delicioso, que ensina, que mostra o nosso coração e o da terra, com pessoas e produtos incríveis, eu ganhei uma família nova,  envolvimento e identificação com toda uma cultura”.

A produção também revelou novos talentos da região, como a roteirista Adriana Faria, que estreou na função junto do co-roteirista Eneas Carlos, de São Paulo. “O ‘Sabores’ foi a primeira série documental que criei em parceria com o Segtowick e o Thiago Pelaes. Não imaginava o quanto seria engrandecedor conhecer mais sobre os ingredientes da nossa terra” afirma Adriana.

 “Com Sabores da Floresta, o Futura e a Fundação Roberto Marinho reforçam sua atuação na área de sustentabilidade e valorização da floresta. Especialmente com foco na juventude rural, com o incentivo à permanência desses jovens no campo, desenvolvendo carreiras e atividades econômicas ligadas aos produtos florestais”, diz Ana Paula Brandão, gerente de Implementação do Canal Futura/Fundação Roberto Marinho.

foto: divulgação
foto: divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024