Top

Chef paraense Thiago Castanho lança série “Sabores da Floresta”

Estreia em 24 de janeiro, às 21h, no canal Futura, “Sabores da Floresta”, a primeira série documental gastronômica totalmente produzida no Norte do Brasil. Apresentada pelo chef paraense Thiago Castanho, a série contempla a riqueza da culinária da região amazônica indo direto às suas origens.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Na primeira temporada, a produção percorreu 12 municípios no Pará e no Amazonas, com mais de 30 profissionais envolvidos. Os 13 episódios de “Sabores da Floresta” foram produzidos pela Marahu Filmes, produtora paraense, com direção de Fernando Segtowick. A cada semana, o programa mergulha nas histórias de ingredientes como cupuaçu, açaí, tucupi, acari, tucumã em feiras, mercados, rios e na floresta, sempre descobrindo novos olhares e modos de preparo de produtos já tão conhecidos pelos habitantes.

Em sua jornada, Castanho explora os métodos e tradições de pequenos produtores, apresenta as habituais versões de pratos das localidades que visita e cozinha receitas tradicionais com os moradores locais. Ao final de cada episódio, na casa da família Castanho, em Belém do Pará, o chef recebe um convidado para juntos cozinharem um prato com o ingrediente do dia.

Entre os convidados estão o chef André Mifano, no episódio das ostras, a chef Mara Salles, falando de farinha, o irmão de Thiago, também chef, Felipe Castanho, e o pai da família, seu Chicão, nos episódios do tucupi e acari, respectivamente.

“Desde a primeira reunião entre a produtora e o Thiago Castanho, ficou muito claro que queríamos unir os formatos de programas de gastronomia e viagens, porque a maioria dos ingredientes ficam nos interiores da região amazônica, em lugares onde muitas pessoas não tem acesso ou até mesmo não conhecem”, explica Segtowick, diretor e um dos criadores da série. Para Clarissa Zappe, diretora de gastronomia da série, o projeto “foi um grande desafio, mas também o maior presente! Além de dirigir um programa lindo, delicioso, que ensina, que mostra o nosso coração e o da terra, com pessoas e produtos incríveis, eu ganhei uma família nova,  envolvimento e identificação com toda uma cultura”.

A produção também revelou novos talentos da região, como a roteirista Adriana Faria, que estreou na função junto do co-roteirista Eneas Carlos, de São Paulo. “O ‘Sabores’ foi a primeira série documental que criei em parceria com o Segtowick e o Thiago Pelaes. Não imaginava o quanto seria engrandecedor conhecer mais sobre os ingredientes da nossa terra” afirma Adriana.

 “Com Sabores da Floresta, o Futura e a Fundação Roberto Marinho reforçam sua atuação na área de sustentabilidade e valorização da floresta. Especialmente com foco na juventude rural, com o incentivo à permanência desses jovens no campo, desenvolvendo carreiras e atividades econômicas ligadas aos produtos florestais”, diz Ana Paula Brandão, gerente de Implementação do Canal Futura/Fundação Roberto Marinho.

Mais de Lifestyle