Enquanto as populações de abelhas no mundo continuam a diminuir, uma província na Holanda está tomando medidas para dar a esses insetos novos ecossistemas. Ao transformar mais de 300 pontos de ônibus em centros verdes, a província de Utrecht está inovando nessas novas soluções para equilibrar o meio ambiente em um ambiente urbano. Ao fazer isso, eles estão dando um exemplo positivo para o resto do mundo.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Utrecht – a quarta maior cidade da Holanda – equipou suas 316 paradas de ônibus com telhados cobertos de plantas suculentas para as abelhas, iluminação LED e bancos de bambu. Não só os telhados verdes sustentam a biodiversidade da cidade criando um novo refúgio para diferentes tipos de abelhas, mas também armazenam a água da chuva e capturam o pó fino. Os telhados verdes são compostos principalmente de plantas sedum, que requerem pouca manutenção, mas atraem abelhas com suas flores.
As paradas de ônibus verdes são apenas uma medida que Utrecht está tomando para combater a mudança climática. Eles também prometeram ter transporte completamente neutro em carbono até 2028 e introduzirão 55 ônibus elétricos em sua frota até o final de 2019. A província ainda investiu pesado no reparo de ciclovias e conduzirá um experimento inovador em 2020. Os painéis solares instalados ao longo das ciclovias dentro da província serão usados para colher energia, com possibilidade de expansão do programa.
Tudo dito, o que está acontecendo em Utrecht deve fornecer um exemplo positivo para outros centros urbanos começarem a pensar sobre como eles podem inovar dentro do ambiente construído. A cidade também espera que cidadãos particulares se envolvam em mudanças. Para este fim, eles estão fornecendo financiamento para aqueles que desejam transformar seus telhados em telhados verdes – dando ainda mais opções para as abelhas que circulam pela cidade.