Planejar uma viagem de fim de semana ou um feriado prolongado sem carro pode ser empecilho para algumas pessoas. Além da facilidade que o carro oferece para chegar ao destino, ter um veículo é bacana para se deslocar e poder explorar melhor a região. Sempre é possível alugar um carro, mas, agora, um app promete facilitar esse processo.
A plataforma possibilita o compartilhamento de carros, tanto para pessoas que possuem um veículo parado em casa e desejam receber uma renda extra, quanto para os que precisam de um automóvel para completar tarefas do dia a dia – como viajar. “O compartilhamento de carros promovido pela moObie é provavelmente a saída mais prática e barata para quem planeja realizar uma viagem”, comenta Tamy Lin, CEO e fundadora da moObie.
Como funciona
A locação acontece de pessoa para pessoa, por meio de um aplicativo. O condutor que precisa de um carro cadastra o cartão de crédito e a CNH pelo celular, e todos os dados e documentos são avaliados pela moObie (documentos com validade em dia é imprescindível). Do outro lado, o proprietário cadastra seu carro, que da mesma forma passará por uma validação por parte da empresa.
Depois de cadastrado, o interessado acessa o app para buscar veículos disponíveis que atendam sua necessidade. A busca contempla mapa de localização, informa o valor e permite a reserva. O dono visualiza o pedido e pode aceitar ou não a solicitação na data escolhida, de acordo com sua disponibilidade. O pagamento é feito no ato da confirmação da reserva via cartão de crédito do condutor, e o valor entra na conta do proprietário do carro cadastrada na moObie em datas pré-definidas. Todo o processo recebe seguro da empresa.
No ato da entrega das chaves, é realizado um check-in no próprio app e na devolução é feito check-out, tudo via celular. O carro deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi retirado, limpo e abastecido (como funciona em qualquer locadora de veículos). Caso o veículo receba multa durante o aluguel, os pontos irão para quem fez a locação do carro, e não para o dono. Já em caso de acidente, a seguradora da moObie é a responsável, não a do proprietário.