Categories: Gossip

Harry e Meghan, rei e rainha do Canadá? Acredite, pode acontecer

Share

Com nascimento dos filhos de Kate Middleton e do príncipe William, o príncipe Harry ocupa a sexta posição na linha sucessora do trono do Reino Unido. Mas uma brecha na constituição do Canadá pode transformar o Duque e a Duquesa de Sussex em rei e rainha imediatamente.

De acordo com Philippe Lagasse, professor universitário especialista em legislação no Canadá, um ‘buraco’ nas leis federais do governo canadense sobre a sucessão real permitem que Harry e Meghan assumam a monarquia no país. Para tal, seria necessário apenas que o parlamento nacional vote um estatuto para que o casal assuma o posto de chefe de governo no lugar da rainha Elizabeth II.

Até 1893, a lei dizia que o monarca canadense deveria ser descendente da rainha Victoria ou ser a mesma pessoa que governa o Reino Unido. Desde então, a Constituição aponta apenas que o país deve ser um regime monárquico-parlamenentarista. Qualquer modificação nesse sentido, como o estabelecimento de uma república, deve ser aprovado por unanimidade por todas as 10 províncias.

Promotores federais afirmam que, apesar de não estar escrito, está implícito na lei que o monarca do país deve ser os mesmo do Reino Unido. Um artigo da constituição deixa claro, na visão daqueles que defendem um mesmo chefe de governo para os antigos países do Império Britânico, que a nação está “unida em um único domínio sob a coroa do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda”.

No Canadá, já há quem imagine o país sob o reinado de Meghan e Harry. Os favoráveis ao movimento apontam a relação do casal com o país. Foi lá, durante uma edição dos jogos Invictus, que a dupla fez a sua primeira aparição pública. Além disso, a Duquesa de Sussex, que conta com vários amigos canadenses, morou alguns anos por lá durante as gravações da série ‘Suits’.

Contudo, é improvável que Harry assuma a trono canadense. Não bastasse as discussões legais que o caso motivaria, o Duque de Sussex enfrentaria uma grave crise familiar – a decisão seria encarada como uma traição à avó Elizabeth II e toda a realeza britânica. Seria um baita enredo de série, não?

(Foto: Getty Images)

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024