Top

Grammy Latino: Iza, Djavan, Marília Mendonça e Chico Buarque; veja os brasileiros indicados

Iza concorre na mesma categoria de Felipe Ret | Foto: Reprodução / Instagram @iza

Iza concorre na mesma categoria de Felipe Ret | Foto: Reprodução / Instagram @iza

O Brasil será muito bem representado no Grammy Latino deste ano, que acontecerá pela primeira vez em Sevilha, na Espanha, no dia 16 de novembro. Ao total, são 56 categoria, divulgadas nesta terça-feira (19), em que aparecem grandes nomes da música latina, inclusive brasileiros. Veja abaixo, quais deles se destacaram entre as mais de 19 mil inscrições:

Em categorias específicas, claro que o Brasil domina. Os indicados ao Latin Grammy de Melhor Canção em Lingua Portuguesa foram Chico Buarque, com “Que Tal Um Samba?”, “Do Acaso”, de Alice Caymmi e Chico César, Djavan com “Num Mundo de Paz”, “Algoritmo Íntimo”, de Criolo e Ney Matogrosso e “Tudo que a Fé Pode Tocar” do cantor Tiago Iorc. Já os indicados na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira estão: “Mil Coisa Invisíveis”- Tim Bernardes, “Vem Doce” – Vanessa da Mata, “D”- Djavan, “Serotonina” – João Donato e “Daramô” – Tiago Iorc. 

Os indicados ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Raiz em Língua Portuguesa são Gaby Amarantos, com “TecnoShow”, Carminho com “Portuguesa”, “Raiz”, de João Gomes, Elba Ramalho com “Maior São João do Mundo”, “Do Amanhã Nada Sei” – Almir Sater e Gabriel Sater com “Erva Doce”. Tulipa Ruiz, Titãs, Planet Hemp e Rachel Reis são outros nomes que brilham na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa. Em busca do prêmio de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa: Xênia França, com “Em Nome da Estrela”, a banda Melim (“Quintal”) e o cantor Rubel – “As Palavras, vol. 1 e 2”.

Nos gêneros específicos, Marília Mendonça, que faleceu em 2021, concorre ao troféu de Melhor Álbum de Música Sertaneja com o disco “Decretos Reais”. Chitãozinho & Xororó, Daniel, Jorge & Mateus e Lauana Prado disputam com o trabalho da cantora. No quesito Samba/Pagode, Martinho da Vila, Mumuzinho, Maria Rita, Roberta Sá e Thiaguinho disputam o Melhor Álbum de Samba/Pagode. Além deles, Filipe Ret ft. Caio Luccas e Dallas, ÀTTØØXXÁ ft. Carlinhos Brown, Iza, Giulia Be, e Planet Hemp ft. Criolo foram indicados na categoria de Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa.

A cantora Natascha Falcão, que concorre ao troféu de Artista Revelação, é a única artista mulher do País na categoria. Artistas nacionais como Jão, Anitta, Marina Sena, Luísa Sonza, que tiveram trabalhos significativos no País, não tiveram destaques na premiação.

Mais de Cultura